Ciclo de Cinema Chileno – 50 anos do golpe militar

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

11, 12 e 14 de setembro
16h00
Casa da América Latina (Av. da Índia, 110)
PROGRAMA COMPLETO

A Casa da América Latina e a Embaixada do Chile em Portugal apresentam um Ciclo de Cinema dedicado ao Chile, assinalando o 50º aniversário do golpe militar de 1973.

Nos dias 11, 12 e 14 de setembro poderá revisitar a qualidade e diversidade do cinema chileno, numa programação que nos traz a proposta artística e leitura cívica do melhor da cinematografia chilena.

Dia 11 de setembro, data do aniversário, inauguramos a mostra às 16h00 com o documentário Allende, mi abuelo Allende. Salvador Allende, o primeiro presidente socialista eleito, era avô da realizadora, Marcia Tambutti Allende, que volta ao Chile trinta e cinco anos depois, em busca de Chicho – o seu apelido de família – desejando deixar para trás a sua imagem icónica e trazer de volta imagens e memórias suas e da sua família; num paradoxo entre o público e o privado aprofunda a sua busca e espelha a sociedade chilena.

Segue-se a curta-metragem Historia de un Oso: um urso velho e solitário conta a história de sua vida através de um diorama mecânico, um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista.

Terminamos o dia com a longa-metragem Machuca, a história de duas crianças chilenas de 12 anos de diferentes classes sociais que se tornam amigas em 1973; ambas descobrem o mundo uma da outra à medida que aumentam as tensões políticas no seu país.

11 SET • SEGUNDA-FEIRA

16h30 / Documentário, 98’
Allende, mi Abuelo Allende
18h10 / Curta-metragem, 10’
Historia de un Oso
19h00 / Longa-metragem, 121‘
Machuca

Dia 12 mostramos Isidora, um filme que mergulha, em forma de viagem no tempo e no espaço, na vida e obra da mais prolífica dramaturga chilena, Isidora Aguirre (1919-2011) e Hoy y No Mañana, um documentário sobre o movimento  ‘Mulheres pela Vida’, um grupo excecional de mulheres que surgiu em 1983 e que deixaria um legado único na história do Chile.

Durante a ditadura militar, quando poucas pessoas ousavam sair às ruas, mulheres hoje quase esquecidas organizaram comícios e ações artísticas com milhares de outras mulheres e realizaram corajosamente manifestações rápidas e inéditas.

12 SET • TERÇA-FEIRA

16h00 / Longa-metragem, 90’
Isidora
18h00 / Documentário, 75’
Hoy y No Mañana

Dia 14 poderá ver La Tierra Prometida, de 1973, com guião e realização de Miguel Littín, que só foi estreada em 1991, devido ao Golpe Militar que impediu a conclusão da produção no Chile, sendo terminada por Littín em Cuba com a colaboração do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Também será apresentada a curta-metragem Bestia, a história de Ingrid, uma agente da polícia secreta na ditadura militar no Chile. A relação com o seu cachorro, o seu corpo, os seus medos e frustrações revelam uma fratura macabra na sua mente e no seu país.

Terminamos este ciclo com Mi Vida con Carlos, a imersão do realizador Germán Berger  na tentativa de aprender sobre o seu pai, morto em 1973 no Chile de Pinochet.

14 SET • QUINTA-FEIRA

16h00 / Longa-metragem, 125’
La Tierra Prometida
18h15 / Curta-metragem, 16’
Bestia
18h40 / Documentário, 83’
Mi Vida con Carlos

Partilhe: