UE procura na América Latina e África “minerais críticos” para transição energética

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A União Europeia está a focar-se na América Latina e em África para diversificar os fornecedores de matérias-primas consideradas críticas para a transição energética, como alguns minerais. 

Cristina Lobillo, diretora do Grupo de Trabalho da Plataforma Energética da União Europeia (UE), que falava numa conferência sobre energia em Madrid organizada pela escola de negócios ESADE, disse que em relação aos “minerais críticos”, como o lítio, o cobalto ou magnésio, a Europa não pode “repetir o mesmo erro” da extrema dependência de um único fornecedor, como aconteceu com o gás russo.

“Precisamos de um plano europeu para a indústria”, referiu, lembrando que a dependência europeia da China em relação a alguns desses minerais é de 98%.  Aquilo que a UE está a fazer, afirmou, é trabalhar para “garantir o bom funcionamento” das cadeias de fornecimento e desenvolver a cooperação com países terceiros.

“Em particular, agora, estamos a focar-nos em África e na América Latina”, disse Cristina Lobillo ,considerando como “muito importante” a primeira cimeira em oito anos entre a UE e as Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), prevista para meados de julho, em Bruxelas.

Notícia completa: TSF

Partilhe: