Exposição “Têxteis Extraordinários – Molas do Panamá” na CAL

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

21 de junho a 25 de agosto
Casa da América Latina

Inaugurou a 21 de junho a próxima exposição da Casa da América Latina, “Têxteis Extraordinários – Molas do Panamá”.

Trata-se da primeira mostra de um ciclo de três exposições dedicadas à arte têxtil, que pretendem cobrir uma dupla função: mostrar a excelência e a beleza do têxtil em países latino-americanos e a força inegável das mulheres no equilíbrio das sociedades onde se inserem e na sustentabilidade das mesmas.

Iniciaremos com uma exposição de molas panamianas a que se seguirá uma exposição vinda do México, do Museu Nacional das Culturas Populares, onde Estado a Estado se apresentarão os têxteis e os bordados das mulheres mexicanas.

AS MOLAS

“As molas são uma expressão da nossa espiritualidade e um símbolo da resistência pós-colonial. São inspiradas e tecidas a partir de sonhos e da estreita relação com a Mãe Terra”. Briseida Inglésias, representante internacional da Rede de Mulheres Guna Bundorgan

A mola, traje da mulher guna, hoje um ex-libris do Panamá, é vista como uma obra de arte, um objeto de culto e uma forma de contar histórias e, nestes tempos mais globais, um produto comercial.

Tem sido também responsável por centenas de estudos de arte, tema de várias teses académicas, da antropologia à economia, do desenho a outras artes.

Estas peças artesanais fazem parte de toda a vida das mulheres guna, uma vez que são usadas a todo o momento. Tanto no quotidiano como em celebrações, rituais ou reuniões da comunidade.

São tecidos sobrepostos em várias camadas, onde a mulher desenha figuras, os seus sonhos, as suas observações e as suas ideias. Desde a natureza que observa e sente até à inspiração que advém do seu mundo onírico.

São páginas da história Guna feita por mulheres, e formas de interpretação dos seus mundos.

Para conhecer mais sobre as arte das molas, visite a exposição “Têxteis Extraordinários – Molas do Panamá”, que estará patente na Casa da América Latina a partir do dia 21 de junho.

Partilhe: