Diálogos Culturais Luso-Brasileiros já têm local brasileiro para 2024

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

Os Diálogos Culturais Luso-Brasileiros, que decorreram na Casa da América Latina a 21 de abril, vão realizar-se no próximo ano, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Brasil. 

Esta iniciativa, que pretende precisamente aproximar e pôr em diálogo os vários agentes culturais dos dois países, estreou-se em Lisboa no passado dia 21 de abril, na Casa da América Latina, e contou, entre muitos outros convidados, com a presença dos ministros da cultura de Portugal e do Brasil. 

Pedro Adão e Silva: este é “um momento de descobrimento mútuo” 

As palavras do ministro da Cultura português, Pedro Adão e Silva, podiam resumir o encontro que, no passado dia 21 de abril, reuniu personalidades importantes dos setores culturais português e brasileiro, numa iniciativa promovida pela Casa da América Latina em parceria com a Audiogest – Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos, a CQS/FV Advogados, a BM&A – Brasil Música e Artes, e a Visapress.

O painel dos ministros da Cultura de Portugal e do Brasil teve lugar da parte da tarde, mas os trabalhos começaram de manhã cedo. 

Ao longo de diferentes painéis, houve ocasião para debater temas como “Cinema e TV”, “Música”, “Património Cultural e Turismo” e “Media”, e ainda para a intervenção de Maria Marighella, Presidente da Fundação Nacional de Arte do Brasil (FUNARTE). 

Além de abordar a realidade atual de cada um destes temas em Portugal e no Brasil, o objetivo deste encontro foi também o de aproximar pontos de vista e promover aproximações futuras entre os dois países. 

De resto, a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, aproveitou a ocasião para referir que “a irmandade da nossa cultura é perene” devido à história, “a história propôs isso”. 

Os Diálogos Culturais Luso-Brasileiros reiteraram essa irmandade, e projetaram-na para o futuro. O encontro irá repetir-se em 2024 no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, no Brasil. 

▬ Painel Ministros da Cultura

Consulte os vídeos dos vários painéis deste encontro na nossa página de YouTube.

Partilhe: