XXVIII Cimeira Ibero-americana em Santo Domingo, República Dominicana

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Líderes ibero-americanos encerraram a cimeira de acordo nas questões da carta ambiental, da segurança alimentar, da arquitetura financeira e do digital. Assumiram também o compromisso de trabalhar para regularizar os processos de migração. 

A primeira cimeira ibero-americana presencial em três anos, devido à pandemia, reuniu nos dias 23 e 24 de março, sexta-feira e sábado, em Santo Domingo, República Dominicana, os chefes de Estado ibero-americanos sob o tema “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável”. 

Os 22 países do espaço ibero-americano são Portugal, Espanha, Andorra, na Europa, e Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana, nas Américas.

O Presidente dominicano, anfitrião da cimeira, usou a conferência de imprensa final para dar conta de alguns compromissos assumidos entre os 22 países participantes e metas a atingir. Luis Abinader referiu que chegaram a a compromissos sobre o direito internacional, incluindo o princípio da soberania, a não intervenção nos assuntos dos Estados e a sua igualdade jurídica. 

Os líderes concordaram também com a importância de uma nova regulamentação que respeite os direitos humanos dos migrantes, a coordenação da luta contra a criminalidade transnacional, e a necessidade de um sistema mais justo.Também na conferência final, Andrés Allamand, que dirige a Secretaria Geral Ibero-americana, referiu que em relação às questões das migrações os Estados concordaram com a ideia de organizar uma conferência sobre o tema no terceiro trimestre deste ano, num local e data ainda a fixar.

A transição energética foi um dos temas destacados pelo primeiro-ministro português, António Costa, que defendeu no seu discurso a necessidade de os países do espaço ibero-americano constituírem uma aliança para o efeito. António Costa, apontou ainda o cabo digital de alta qualidade entre a América Latina e a Europa, que é «uma gigantesca oportunidade para desenvolvermos em conjunto toda a economia com base nos dados, com base na inteligência artificial. E essa infraestrutura deve ser posta ao serviço do desenvolvimento de todos nós».

O alto representante da União Europeia para a política externa, Josep Borrell, também participou na cimeira. 

Uma cimeira entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Antilhenhos está marcada para julho em Bruxelas, durante a presidência espanhola do Conselho da União Europeia.

A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, no México. Os encontros de chefes de Estado e de governo decorreram, com periodicidade anual, até 2014, altura em que começaram a acontecer de dois em dois anos.

Link para consultar nota do governo português: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=paises-ibero-americanos-devem-constituir-alianca-para-a-transicao-energetica


Foto: Reuters

Partilhe: