Diplomatas latino-americanos visitam o edifício Paços do Concelho de Lisboa

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Numa iniciativa promovida pela Casa da América Latina, diplomatas latino-americanos visitam o edifício Paços do Concelho de Lisboa, e são recebidos pelo Presidente da Autarquia, Carlos Moedas.

Uma das missões da Casa da América Latina é a de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os países latino-americanos, nomeadamente no campo político-diplomático, enquanto entidade vocacionada para a cooperação institucional. 

A visita dos diplomatas latino-americanos aos Paços do Concelho de Lisboa integra esse propósito, também porque dá conta de uma parte da história de Lisboa e de Portugal, que se conta através da história do edifício, nomeadamente a Proclamação da República da varanda do edifício, a 5 de Outubro de 1910. 

Através de uma visita guiada pelo Arquiteto Ezequiel Marinho, os diplomatas latino-americanos tiveram oportunidade de conhecer melhor os cantos da casa deste espaço, que foi construído após o terramoto de 1755, durante a reconstrução pombalina. Quase 100 anos depois, em novembro de 1863, o edifício foi completamente destruído devido a um incêndio, o que obrigou a uma nova construção entre os anos  1865 e 1880.  A 7 de novembro de 1996, um novo incêndio destruiu os pisos superiores, ficando afetados os tetos e pinturas do primeiro andar. O projeto de recuperação do edifício contemplou um princípio de fidelidade à tradição Histórica e Arquitetónica, que incluiu dois objetivos fundamentais: por um lado, restaurar as áreas nobres de reconhecido valor Histórico e Artístico. e por outro, doar aos pisos já anteriormente vocacionados para o desempenho institucional, um perfil funcional e personalizado conciliando o acesso e a utilização de parte desses espaços pelo munícipe, numa relação de aproximação da Cidade, através deste seu edifício emblemático, ao seu Cidadão.

O edifício Paços do Concelho apresenta  um estilo neoclássico sóbrio e elegante. Na sua fachada encontramos um frontão esculpido, da autoria de Calmels, que apresenta no centro o brasão da cidade, ladeado pelas figuras do Amor e da Liberdade, mais os génios da Ciência, Navegação, Indústria e Comércio, considerados atributos da capital.

O seu interior destaca-se por uma intervenção decorativa de grande qualidade. Entre os elementos mais importantes podemos destacar a escadaria nobre em mármore dramaticamente iluminada por uma cúpula de ferro e vidro, revestida no seu interior por uma pintura da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa.

Todos estes detalhes foram dados a conhecer aos diplomatas latino-americanos que, já quase no final da visita e enquanto conheciam a história do Salão Nobre do edifício, receberam a vista do Presidente da Autarquia, Carlos Moedas. 

Partilhe: