Novidades editoriais latino-americanas do primeiro semestre de 2023

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Com o início do ano, ficamos a conhecer as novidades editoriais previstas para os próximos meses em Portugal, onde se incluem autores latino-americanosa ter em conta. Entre as muitas propostas, destacamos algumas.

Ainda no mês de janeiro chegou às livrarias portuguesas o premiado romance Temporada de Furacões, da mexicana Fernanda Melchor, edição Elsinore. Finalista do National Book Award, do Prémio Booker Internacional e do Dublin Book Award, Temporada de Furacões é um romance policial e de terror, que traça um retrato de um México sem lei nem esperança. Nas palavras da editora, “uma experiência literária hipnótica e devastadora”. 

Já em fevereiro, chegam às livrarias dois títulos que nos trazem Luis Sepúlveda, autor chileno e muito querido em Portugal, desaparecido em 2020 vítima de Covid 19. Mundo Sepúlveda é uma homenagem ao autor, que nos traz um diálogo entre fotografias de Daniel Mordzinski e palavras de Sepúlveda. Muitos textos são inéditos e estão acompanhados por registos fotográficos captados ao longo dos 30 anos de amizade que uniram o fotógrafo argentino e o escritor chileno. Juntas, estas imagens permitem conhecer os lugares, as amizades e as paixões que deram sentido aos seus dias.   

O outro livro chama-se O Caçador Descuidado: Poesia Reunida (1967-2016) e, como o nome indica, reúne a poesia de Luis Sepúlveda, até agora desconhecida ou traduzida em Portugal. A edição é bilingue e tem prefácio de José Luís Peixoto.

Ambos os livros têm edição Porto Editora. 

Da Colômbia, chega também às livrarias durante o mês de fevereiro o mais recente título de Juan Gabriel Vásquez, escritor colombiano amplamente premiado, que já esteve de visita à Casa da América Latia em várias ocasiões. Canções para o Incêndio, edição Alfaguara, é uma obra sobre a força do acaso. 

Nas histórias de mulheres e homens comuns declinam-se temas como a memória, o poder e o significado da violência, e a relação complexa entre literatura e verdade.

Ainda em Fevereiro, chega-nos do Brasil um romance da nova voz da literatura brasileira. Geovani Martins lança o aguardado Via Ápia, edição Companhia das Letras. 

É um livro que conta a história de 5 amigos que veem a vida virada do avesso quando a polícia invade a favela da Rocinha para instalar uma Unidade Pacificadora.

Ainda do Brasil, de destacar a estreia em Portugal da poeta brasileira Mar Becker, com o livro Canção Derruída, edição Assírio & Alvim. Mar Becker (Marceli Andresa Becker) nasceu em Passo Fundo (Rio Grande do Sul).

Formou-se em Filosofia, com especialização em Metafísica e Epistemologia, pela Universidade Federal da Fronteira do Sul. Em 2020 publicou A Mulher Submersa, livro vencedor do Prémio Minuano e finalista do Prémio Jabuti, na categoria poesia, ao qual se seguiu, dois anos mais tarde, o livro Sal

Em Portugal, a obra que agora chega às livrarias reúne os poemas de Sal e uma revisitação, com «ecos e variações», de A Mulher Submersa.

No mês de março, é a vez de chegar às livrarias portuguesas Dor Fantasma, o romance vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022, do escritor brasileiro Rafael Gallo. Conta a história de um pianista virtuoso que se dedica inteiramente a procurar atingir a perfeição na sua arte mas a quem a vida troca os planos de um dia para o outro.

Incapaz de se reinventar na adversidade, o protagonista vê fugir-lhe aquele que julgava ser o seu lugar por direito no pódio do mundo. 

Também em março, no dia 20, chega às livrarias Limpa, edição Elsinore, da chilena Alia Trabucco Zéran

Considerado um romance sensação, renova o conflito de classes, projetando-o no quadro da intimidade familiar. Alia Trabucco Zerán é uma escritora chilena, mestre em escrita criativa em espanhol pela New York University, e doutorada em estudos espanhóis e latino-americanos pela University College London  

Ainda no decorrer do mês de março, a Companhia das Letras publicará uma nova edição de Os Malaquias, da brasileira Andréa del Fuego. Um tributo à memória, à família, à vida e à humanidade de cada um de nós.  

Para maio está agendada a chegada a Portugal do novo romance de Leonardo Padura, escritor cubano que ainda em 2022 lançou o seu último livro na Casa da América Latina. Este novo título chama-se Pessoas Decentes e passa-se em Havana, em 2016, altura em que vários acontecimentos históricos fazem Cuba tremer: a visita de Barack Obama no que se chamou o «Degelo cubano», um concerto dos Rolling Stones e um desfile da Chanel. A edição é da Porto Editora. 

Também a Porto Editora tem previsto para o final do semestre o lançamento em Portugal do novo romance de Isabel AllendeEl viento conoce mi nombre é o título deste livro que retoma os temas habituais da escritora chilena: o exílio, a migração, a identidade, as minorias, a emancipação feminina. 

Partilhe: