Peru: um destino turístico completo e diversificado

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A Embaixada do Peru e a Agência Abreu, com o apoio da Casa da América Latina, organizaram um evento de promoção e formação dedicado ao destino Peru para os agentes de turismo e clientes da Agência Abreu, um dos grandes operadores turísticos nacionais, responsável pelo aumento de turistas portugueses para este destino. Manuel Alvarez, Ministro da Embaixada do Peru em Portugal, abriu a sessão, confirmando a escolha do seu país como a mais acertada para as futuras férias dos portugueses, porque a oferta é muito diversificada: “o Peru é o destino certo para quem gosta de natureza, aventura, montanha ou praia, história, cultura, gastronomia, experiências únicas”.

Jaime Perez, adido civil da Embaixada do Peru em Portugal, deu o enquadramento necessário sobre o Peru aos presentes, destacando algumas características únicas do país: “o Peru, localizado na parte ocidental da América do Sul, é um dos destinos mais completos  do mundo. Trata-se de um país multicultural, cheio de tradições, com uma gastronomia premiada e vastas reservas naturais. Possui 12 patrimónios mundiais reconhecidos pela UNESCO e é dono de 84 dos 117 ecossistemas do mundo. O Peru faz fronteira com o Equador, a Colômbia, o Brasil, a Bolívia e o Chile, estendendo-se por mais de 1,2 milhão de km², abrangendo três regiões: Costa, Serra e Selva. A população atual não ultrapassa os cerca de 30 milhões de habitantes, tendo como idioma oficial o espanhol, mas onde também se falam 47 línguas nativas, incluindo quéchua e aimara”. Perez sublinhou ainda a qualidade da oferta hoteleira do seu país, onde se encontram todas as grandes cadeias hoteleiras mundiais, mas também os pequenos e mais privados hóteis boutique, onde pode descansar mas  também usufruir do contato com reservas naturais únicas no mundo, como a Reserva Nacional de Tambopata, a 30 minutos de Cusco.

“Na verdade as ofertas de circuitos turísticos para o Peru em Portugal são sobretudo para o Sul do Peru e o Peru é muito mais. Por isso, deixo aqui ainda algumas sugestões como uma visita centro histórico de Trujillo, Património da Humanidade da UNESCO, e aos complexos arqueológicos de Chiclayo, a terra de poderosos soberanos que governaram o norte do Peru há séculos, como nos demonstram as pirâmides do vale de Túcume e dos centros administrativos construídos tanto em pleno deserto, como nos vales. O Senhor de Sipán é um dos maiores expoentes dessa riqueza milenar: o seu túmulo e seus artefatos funerários, exibidos no Museu dos Túmulos Reais, rivalizam em riqueza e importância, com a descoberta do Túmulo de Tutancamon, no Egito. Além disso, a região de Trujillo oferece aos visitantes outros sítios arqueológicos importantes para explorar, como Chan Chan, a maior cidade de adobe da América. Ao longo de 20 km², Chan Chan, a capital do reino Chimu, agrupa 10 cidadelas amuralhadas, cujas ruas e passagens estreitas nos conduzem a amplas praças, terraços e pirâmides, revelando o notável grau de planeamento do povo Chimú, destacou.

Perez terminou as suas sugestões apresentando mais um grande complexo arqueológico denominado “El Brujo”, onde a magia e a religião se unem no Muro de Sacrifício, uma grande pirâmide de 30 metros de altura: “aqui fica também o Museu Cao, onde se encontra o corpo intacto e mumificado de uma das primeiras governantes mulher do Peru, do século IV d.c., a primeira governante Moche e uma das mulheres mais poderosas do Peru pré-hispânico: a Dama de Cao”.

O evento encerrou com uma concorrida mesa redonda, onde António Cruz e Leonor Ramos, da Agência Abreu, nos explicaram o novo conceito de “slow travel” e “viagens improváveis” da Agência Abreu, para quem pretende viajar com tempo, sem pressa, e com a liberdade de escolher o que quer ver e fazer – “uma nova forma de fazer turismo”.

Partilhe: