Johana Odriozola Guitart: “Num ano temos mais de 5000 PME’s aprovadas”

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

No âmbito do V Fórum Ibero-americano das PMEs, a Casa da América Latina conversou com Johana Odriozola Guitart, Vice-Ministra do Ministério da Economia e Planeamento de Cuba

Qual é a importância de participar num fórum como este para Cuba?

Para nós é importante, porque é a primeira vez que participamos num fórum deste tipo, tendo em conta que há um ano o nosso país aprovou uma lei das PME’s, pela primeira vez, e estamos a dar os nossos primeiros passos. Num ano já temos mais de 5000 PME’s aprovadas, todas formalizadas, com conta bancária e identificação fiscal. Para nós é importante conhecer o que se está a fazer na região e as experiências de outros países.

E quais são as áreas dessas 5000 PME’s que estão a começar agora?

Há de todos os tipos mas a maior concentração está na área dos serviços, e isso para nós é importante, porque se cruzam com outros setores importantes para Cuba. Mas também temos 22% que são de produção de manufatura e isso também é um desafio para nós, que exista este fator e que possa contribuir cada vez mais para o crescimento económico do país.

Num fórum como este, em que estão tantos países da ibero-américa, algumas vezes discutem-se oportunidades de negócio, de trocas, de comércio entre os países. Acredita que pode acontecer algo assim neste encontro?

Sim, eu acredito que é importante que possamos identificar áreas comuns e avaliar certamente as questões em matéria de comércio inter-regional. Houve várias experiências importantes e creio que há desafios comuns para todos os países. Porém, é importante que haja um foco e que se mostre a importância desses temas, porque significa que se pode avançar nessas agendas.

Já há alguma ideia de países com que Cuba queira fazer comércio inter-regional ou é prematuro?

Nós temos comércio com vários países, o que se passa é que temos a grande empresa pública, temos de ver como se conseguem os cruzamentos e como conseguimos também a internacionalização das PME’s. Mas nós temos um comércio importante com vários países. Com Espanha, e também com Portugal estamos a crescer nos últimos anos – converteu-se num dos mercados mais importantes a nível da União Europeia -, e também com vários países da América Latina, como a Venezuela, a Argentina, e outros países.


Entrevista realizada por Raquel Marinho

Partilhe: