Christian Rucavado: “As PME’s são cerca de 30% do PIB da Costa Rica”

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

No âmbito do V Fórum Ibero-americano das PMEs, a Casa da América Latina conversou com Christian Rucavado, Vice Ministro da Economia, Industria e Comércio da Costa Rica.

Na sua opinião como é que a Costa Rica pode contribuir para um encontro como este?

Como todos os países, temos ações ou processos que estamos a fazer bem. Neste momento, temos o tema dos clusters regionais e estamos a verificar os benefícios que têm para as PME’s. Temos muito para contribuir e muito para aprender.

Quais são as áreas das vossas PME’s?

Em geral, temos uma grande quantidade de PME’s no setor dos serviços, especificamente tecnologia, tecnologia que exportamos para os Estados Unidos, mas também na área da indústria, muito especificamente na indústria médica. São sobretudo grandes empresas, mas também existem pequenas empresas que se encaixam nestas grandes.

Parece-lhe que encontros como este podem melhorar a troca inter-regional entre os países da ibero-américa? Trocas comerciais que podem aumentar os números dos negócios?

Sim, podemos aumentar primeiro as alianças que temos entre o setor público e privado e também perceber o que os outros países estão a fazer bem.

Qual é a importância das PME’s para a economia da Costa Rica?

São cerca de 30% do PIB, 300 mil empregos só de PME’s. E há que somar também os empreendedores e aqueles que não estão registados, mas são importantíssimas para nós.

Quais são as suas expetativas para este encontro?

Bem, sair daqui com muitas ações que possamos implementar internamente, com boas práticas que possamos utilizar ou encarar outras economias, para ver o que podemos fazer em conjunto.

Que outras economias, por exemplo?

Estivemos a falar de comércio inter-regional, agora vamos para a transformação digital, que inclusive abre um pouco mais os espetros.


Entrevista realizada por Raquel Marinho

Partilhe: