Autores do mundo retratados na FIL Guadalajara

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Cem Vozes de Iberoamérica, FIL Guadalajara 35 Anos e Sessenta e Cinco Retratos na FIL Guadalajara, dois livros de Maj Lindström, com fotografias e muito mais dos escritores da atualidade mundial que passaram pela FIL Guadalajara.

A fotógrafa sueca Maj Lindström reuniu em duas publicações retratos dos mais destacados nomes do mundo literário atual, que passaram pela FIL Guadalajara.

Cem Vozes de Iberoamérica, FIL Guadalajara 35 Anos, foi editado este ano para assinalar o trigésimo quinto aniversário daquela que é a segunda maior feira do livro do mundo.

O volume, que conta com fotografias do Maj Lindström e textos da jornalista Vanesa Robles, inclui retratos de 50 escritores e escritoras que passaram por esta feira do livro no México, entre os quais alguns autores portugueses como, por exemplo, Lídia Jorge, Nuno Júdice, António Lobo Antunes ou José Luís Peixoto.

A edição é da Editorial Universidad de Guadalajara e tem um conselho consultivo de autores, académicos e investigadores da universidade.

Maj Lindström (Foto © Gustavo Alfonso)

Maj Lindström, autora dos retratos, aquando da apresentação do livro no final de 2021, contou que retratar pessoas é o mais interessante da sua profissão, e acrescentou ainda que “todos nós somos muito complexos, para um bom retrato é preciso captar algo da pessoa, um gesto, um olhar, a maneira de colocar o corpo. Tudo combinado e o jogo de luzes”.

(Foto © FIL Guadalajara)

O livro Cem Vozes de Iberoamerica, FIL Guadalajara 35 anos está disponível para consulta em formato de livro eletrónico, assim como para download gratuito em formato PDF na página oficial da Universidade de Guadalajara.

Capa do livro “Sessenta e Cinco Retratos na FIL Guadalajara

São também da autoria da fotógrafa Maj Lindström as fotografias que integram o livro Sessenta e Cinco Retratos na FIL Guadalajara, onde igualmente marcam presença vários autores portugueses.  

Portugal foi o país convidado da FIL Guadalajara em 2018, ano em que Maj Lindström tirou as fotografias, e é talvez por isso que a primeira fotografia deste volume é precisamente a do Pavilhão de Portugal. Depois, e ao longo das mais de 140 páginas deste volume, encontramos retratos de Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, António Lobo Antunes, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, João Tordo, José Luís Peixoto, Lídia Jorge, Mia Couto, Nuno Júdice, e também da banda Moonspell, uma das bandas convidadas para representar Portugal na FIL Guadalajara 2018.

Mulheres e homens da língua portuguesa juntam-se assim a muitos outros autores de países como a Argentina, o México, o Chile, a Colômbia, os Estados Unidos da América, a Suécia ou o Uruguai, fixando numa publicação impressa a sua passagem por Guadalajara.

Os textos que acompanham as fotografias deste livro são da autoria de Vanesa Robles. A edição é da Universidade de Guadalajara.

Partilhe: