Portugal foi país convidado de honra na 26ª Feira Internacional do Livro de Lima

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Portugal foi o país convidado de honra da 26ª Feira Internacional do Livro de Lima 2022, uma iniciativa da Câmara Peruana do Livro que teve lugar no Parque de los Próceres, considerado como o evento cultural mais importante do Peru. Esta presença foi coordenada pela Equipa Interministerial para as Feiras Internacionais do Livro – o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Turismo de Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em colaboração com a Embaixada de Portugal no Perú. Teve como coordenador local Luís Novais, escritor e professor da Universidade Nacional Mayor de San Marcos.

Espaço de confronto de ideias e de apresentação de livros, a FIL Lima mostrou, nas mais de duas semanas em que decorreu, uma comitiva de 17 portugueses (escritores, ilustradores, tradutores, mas também dois músicos – Marta Pereira da Costa e Pedro Joia – e o cineasta António Pedro Vasconcelos), que, sempre em diálogo com peruanos, um colombiano e uma brasileira, puderam não só mostrar a riqueza da nossa cultura, como pô-la em confronto com mais de 30 personalidades que tão bem dialogaram com ela (refira-se, por exemplo, a guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa e a guitarra ayacuchana de Ronald Bohorquez).

Um dos momentos que mais cativou o público foram as três obras de micro-teatro: Eça de Queirós, Saramago e António Lobo Antunes foram os autores em que se baseou uma dramaturga peruana para adaptar e levar à cena obras dos nossos escritores ditos por actores também peruanos.

O ponto alto da presença portuguesa terá sido a atribuição do Doutoramento Honoris Causa a António Lobo Antunes pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, a mais antiga da América Latina.

Já no final da Feira, os escritores portugueses presentes, a que se associaram outros amigos colombianos e peruanos, prestaram uma homenagem a Ana Luísa Amaral, poeta portuguesa vencedora do prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana 2021, desaparecida enquanto decorria a FIL Lima. 

Partilhe: