A CAL na cerimónia de inauguração de dois bustos de heróis latino-americanos em Loulé

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Câmara Municipal de Loulé inaugurou, a 2 de agosto, dois monumentos em honra de Simón Bolívar e de José de San Martín, no Jardim das Comunidades, em Almancil.

À cerimónia de inauguração assistiu a secretária geral da Casa da América Latina, a convite do presidente do município de Loulé e estiverem ainda presentes os presidentes das juntas de freguesia desse concelho bem como o Embaixador da República Bolivariana da Venezuela. Após o descerramento das peças escultóricas, usaram da palavra o Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, o Embaixador da Venezuela, Lucas Rincón Romero e os representantes da comunidade Venezuelana residente no concelho de Loulé e da Associação Portuguesa de Comodoro Ribadavia.

Embaixador da Venezuela, Lucas Rincón Romero

A cerimónia encerrou com a atuação do Rancho Argentino da Associação Portuguesa Comodoro Rivadavia e do Grupo Danzas Venezolanas Araguaney.

Esta iniciativa ficou a dever-se ao facto de terem sido oferecidos, pelas representações diplomáticas da Argentina e da Venezuela, respetivamente um busto de José de San Martín e outro de Simón Bolívar para serem colocados em local de destaque em Almancil, localidade de onde partiram muitos portugueses rumo à Argentina e à Venezuela. Por seu lado, o município de Loulé quis assim homenagear os Libertadores da América Latina e também assinalar a presença das comunidades argentina e venezuelana, residentes no concelho.

Busto em honra de Simón Bolívar

As estreitas relações entre a cidade de Loulé e a comunidade portuguesa residente em Comodoro Ribadavia, a cidade mais populosa da província argentina de Chubut, têm mais de um século, tendo sido Sebastião Peral o primeiro português que, em 1901, iniciou o fluxo emigratório para Comodoro Rivadavia.

Tendo tido conhecimento de que a Câmara de Loulé está a preparar o envio de um núcleo de obras em português para enviar para a Biblioteca Municipal de Comodoro Ribadavia, a Casa da América Latina decidiu juntar-se a esta iniciativa tendo sido entregue à direção de Cultura do município um conjunto de obras editadas ou coeditadas pela CAL.

Busto em honra de José de San Martín
Partilhe: