Conferência CAF “Relações Europa – América Latina”

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

O CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, com o apoio do do Ministério espanhol da Economia e da Transformação Digital, da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) e da Casa de América convidam-no para a conferência “Relações Europa – América Latina” no dia 26 de maio, às 14h30 (hora de Portugal), um ponto de encontro anual que reúne peritos e líderes de opinião de diferentes setores para refletir sobre o estado das relações transatlânticas e as oportunidades e desafios futuros.

Esta edição, intitulada “Parcerias para uma recuperação sustentável” centrar-se-á na importância e no grande potencial da relação entre as duas regiões, com vista a identificar as principais oportunidades e desafios que se poderão apresentar no futuro. O primeiro painel tratará da reflexão sobre o contexto atual da relação bi-regional e sobre a necessidade de reforçar as parcerias, num mundo cada vez mais incerto. A pós-pandemia, a situação atual na Ucrânia e as alterações climáticas, entre outras, obrigam-nos a ter um olhar geopolítico muito mais agudo. Os painéis seguintes concentrar-se-ão em dois eixos. Por um lado, será discutida a relevância da América Latina e do Caraíbas nas questões ambientais e, por outro, a forma como a região se está a posicionar, à medida que o espanhol se torna mais relevante.

Os desafios que surgem não são locais nem regionais e não serão resolvidos pela ação de alguns, requerem a participação de muitos para gerar resultados. É neste cenário que a América Latina e a Europa, mesmo com os seus próprios problemas e desafios, poderão utilizar a aliança estratégica existente para estabelecer uma agenda conjunta que terá um impacto global positivo na recuperação sustentável.

Inscrições aqui: Conferência CAF “Relações Europa – América Latina”

Partilhe: