Entrega do Prémio Científico Mário Quartin Graça

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

9 de dezembro
17h30
Casa da América Latina

No próximo dia 9 de dezembro, a Casa da América Latina recebe a cerimónia da atribuição do Prémio Científico Mário Quartin Graça 2021, que este ano assinala a sua 12ª edição, e que resulta de uma parceria entre a CAL e o Banco Santander.

São três as categorias distinguidas anualmente para as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina: Ciências Sociais e Humanas, Ciências Económicas e Empresariais e Tecnologia e Ciências Naturais.

Na categoria de Ciências Sociais e Humanas venceu Eduarda Barata, de nacionalidade portuguesa, com a tese “A retórica do poder em Dinossauro Excelentíssimo de José Cardoso Pires e El Otoño del Patriarca de Gabriel García Marquez”, apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo o júri, trata-se de um trabalho de “grande mestria e originalidade” que resulta num “importante contributo para o estudo literário de uma série de temáticas de grande atualidade: o autoritarismo, a ditadura e a violência”.

Na categoria de Ciências Económicas e Empresariais venceu Carla Kitsuta, de nacionalidade brasileira, com a tese “Engajamento Corporativo com Startups: Ambiente de Negócios, Capacidades em Gestão da Inovação e Modos de Engajamento”, apresentada e defendida na Universidade Estadual de Campinas.

Segundo o júri, trata-se de um trabalho de investigação que “explora a influência do ambiente de negócios, das capacidades de inovação e das estratégias das empresas na adoção de modos de relacionamento específicos das empresas com startups”.

Na categoria de Tecnologia e Ciências Naturais venceu Taina Fonseca, de nacionalidade brasileira, com uma tese apresentada na Universidade do Algarve com o título “Environmental Risk Assessment and Toxicity of Pharmaceuticals in Coastal Tropical and Temperate Organisms”.

Segundo o júri, este trabalho de investigação estudou os contribui “de forma relevante para a redução do impacto ambiental e a sustentabilidade do planeta”.

O Prémio, que tem um valor pecuniário de 3000 euros, será entregue aos vencedores pelo Presidente da Câmara de Lisboa, engenheiro Carlos Moedas, que marcará presença na cerimónia.

Please follow and like us:
Partilhe: