Alejandro Werner, Diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI: “América Latina enfrenta a recessão mais profunda em mais de meio século”
Etiquetas: Alejandro Werner, América Latina, FMI
___________________________________________________________________________________O responsável do Fundo Monetário Internacional para a região alerta para outra década perdida mesmo que a recuperação económica seja mais rápida que noutros momentos de crise.
“Mesmo que a retoma seja rápida em 2021 e continue nos anos seguintes, a década de 2015 a 2025 provavelmente será outra década perdida em termos de produção per capita. No entanto, se a epidemia for controlada, muitos países da região têm uma situação macroeconómica forte o suficiente para conseguir uma recuperação relativamente boa. Este cenário é muito diferente da crise da dívida externa e da crise financeira dos anos 80, onde saímos com problemas de inflação e dívida. E foi necessário reestruturar o setor financeiro, a dívida pública, restabelecer um sistema monetário funcional” refere.