Incognitum: Circum-Navegações Contemporâneas

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

O auditório da Casa da América Latina, numa parceria conjunta com as Galerias Municipais e com o Padrão dos Descobrimentos, recebeu, no dia 22 de outubro, a apresentação do projeto Incognitum: Circum-Navegações Contemporâneas, que integra o programa das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães, a que se seguiu uma conferência de Raúl Miranda sobre arte contemporânea chilena.

Incognitum: Circum-Navegações Contemporâneas é um projeto de intercâmbio cultural a realizar entre Chile e Portugal por ocasião das comemorações dos 500 Anos da Circum-navegação de Fernão de Magalhães que ocorreu entre os anos de 1519 e 1521.

O projecto contempla o convite a dez artistas portugueses e dez artistas chilenos para realizar uma residência artística durante o ano de 2019, a que se seguirá uma exposição que será montada primeiramente em Lisboa, e depois em Punta Arenas e Santiago do Chile, durante os anos de 2020 e 2021.

O início da apresentação ficou a cargo de Manuela Júdice, Secretária-Geral da CAL, que adiantou que a Casa da América Latina será “palco de uma exposição a partir de maio de 2020”.

Seguiu-se-lhe Joana Gomes Cardoso, que destacou a visão contemporânea do projeto “Normalmente, quando se celebram estas efemérides, prevalece uma abordagem histórica com uma certa tendência para uma visão dominante e, neste caso, penso que este projeto tem essas duas grandes mais-valias: tem uma abordagem contemporânea e promove o cruzamento de visões e artistas”. A Presidente do Conselho de Administração da EGEAC concluiu descrevendo este projeto como uma “iniciativa da cidade”.

Isabel Carlos e Raúl Miranda, responsáveis pela conceção do projeto, encerraram a sessão sob o olhar atento do Embaixador do Chile na plateia, destacando a ligação histórica entre Portugal e Chile, e a Casa da América Latina que, segundo a curadora, “inevitavelmente se impôs neste quadro como um sítio onde tinham de acontecer estas comemorações”.

Galeria de fotos

Partilhe: