Colóquio Poesia, Paz e Guerra reúne investigadores e poetas na FCSH

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

25 de outubro
FCSH-UNL (Sala Multiusos 2, Edifício ID)
Programa / Site oficial

O Colóquio Poesia, Paz e Guerra, co-organizado pela Casa da América Latina, realiza-se a 25 de outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O emprego deste género literário em situações de conflito para expressar os mais profundos sentimentos humanos é o mote do encontro que vai juntar vários professores e investigadores de universidades nacionais e estrangeiras, bem como poetas do mundo ibérico e ibero-americano.
Fosse para homenagear um filho morto em combate ou para defender a necessidade de pôr termo ao conflito e instaurar a paz, a poesia esteve desde sempre presente na guerra. O Colóquio Poesia, Paz e Guerra aborda este tema tão atual no mundo, cruzando a literatura, a política e os movimentos sociais no âmbito ibérico e ibero-americano.

Entre os investigadores participantes no colóquio contam-se Fernando Larraz Elorriaga (Universidade de Alcalá, Espanha), Gustavo Rubim (Universidade Nova de Lisboa), Cristina Pratas Cruzeiro (Instituto de História de Arte, Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa), Isabel Dâmaso Santos (Universidade de Lisboa), Vera Lúcia de Oliveira (Università degli Studi di Perugia, Itália), Gabriel Magalhães (Universidade da Beira Interior), Isabel Araújo Branco (Universidade Nova de Lisboa), Manuel Gusmão (Universidade Nova de Lisboa) e Sonia Miceli (Universidade de Lisboa).

Da mesa-redonda com poetas ibéricos e ibero-americanos fazem parte Nuno Júdice (Portugal), Jorge Gimeno (Espanha), Rui Cóias (Portugal) e Vera Lúcia de Oliveira (Brasil).

O evento é co-organizado pelo CHAM-Centro de Humanidades (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa), Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) e Casa da América Latina.

Aceda aqui à página do evento: http://coloquiopoesiapazeguerra2017.weebly.com/

A entrada é livre.

Partilhe: