“Um Palco Sobre o Atlântico” na CAL até ao fim do mês
Etiquetas: CAL, DG Artes, Fotografia, José Carlos Alvarez, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Um palco sobre o Atlântico
___________________________________________________________________________________As fotografias e documentos que compõem “Um Palco Sobre o Atlântico” são o registo das longas viagens de companhias de teatro portuguesas que procuravam os palcos do Brasil, Argentina ou Uruguai, no início do século XX. Composta por materiais pertencentes ao espólio do Museu Nacional do Teatro e da Dança e reunidos pelo seu diretor, José Carlos Alvarez, esta é “uma história que muito poucos conhecem”.
Vale certamente a pena revisitar os protagonistas das imagens, expostas na Casa da América Latina até dia 1 de abril, que fazem parte de uma época áurea do teatro. Muitos deles passaram largas temporadas nos países da América do Sul, e mesmo nos grandes transatlânticos, onde prosseguiam as suas carreiras artísticas e vidas pessoais.
Abaixo podemos ver alguns dos elementos desta exposição, acompanhados pela respetiva legenda.
A Atriz Palmira Bastos na sua última viagem ao Brasil. O Cruzeiro, de 2 de setembro de 1960, noticia “ Aos 85 anos, a atriz mais querida e popular do início do século veio despedir-se do seu público e dos seus amigos. História de uma mulher que é uma glória viva do teatro e da língua portuguesa”
Fotografia: JOPELI-José Pereira Lima, Fotografo, Rio de Janeiro, 1960
Revista Zás, número “O Jazz”
Fotografia: Izidoro, Rio de Janeiro, s/data
Companhia Hortense Luz na partida para tournée ao Brasil, s/data.
Companhia Rey Colaço & Robles Monteiro a bordo do navio “ Lutécia”, viagem em primeira classe. Entre outros, vêem-se Robles Monteiro e Amélia Rey Colaço.
Luisa Satanela (1894 – 1974), atriz.
Fotografia: Plus Ultra, Rio de Janeiro, 1930