Mostra de Cinema da América Latina no Porto

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

30 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2015
Casa das Artes, no Porto
Consulte o site da MCAL

LISBOA, 13 de Janeiro de 2015 – A Casa da América Latina apresentou a 5ª edição da Mostra de Cinema da América Latina entre os dias 10 e 14 de Dezembro de 2014, no Cinema São Jorge em Lisboa, e apresentará a Mostra, pela primeira vez, no Porto, na Casa das Artes, entre os dias 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2015.

A MCAL conta com o filme de abertura Edifício Master, uma das obras mais renomadas do documentarista brasileiro Eduardo Coutinho, e com Relatos Salvajes, o filme de encerramento, realizado por Damián Szifron, com o actor Ricardo Darín num dos principais papéis e com Pedro Almodóvar na produção. Relatos Salvajes é candidato a Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Entre os restantes filmes da Mostra conta-se ainda A Jaula de Ouro, prémio Un Certain Regard no Festival de Cannes.

A 5ª Mostra de Cinema da América Latina apresenta três eixos fundamentais: Horizontes, Novos Caminhos e Eduardo Coutinho: Uma retrospectiva. O realizador brasileiro, um dos mais importantes documentaristas do mundo, será homenageado no ano em que faleceu tragicamente.

Foram as histórias de vida que apaixonaram Eduardo Coutinho, histórias que procurava captar em entrevistas enganadoramente simples, onde o realizador mostrava as expressões, o rosto, a voz e as hesitações dos seus entrevistados. Audacioso, explorou a paisagem mais inquieta, ambígua, variada, expressiva, desconhecida e familiar do mundo: o rosto humano.

O eixo Horizontes desta Mostra de Cinema apresentará vários dos exemplos mais interessantes da produção cinematográfica contemporânea dos países latino-americanos. Aqui se incluem géneros e temáticas diversas, co-produções e primeiros trabalhos, sendo a diversidade o critério fundamental.

A secção Novos Caminhos dirige-se ao público mais jovem, em idade escolar, numa perspectiva de educação pela interculturalidade e de abertura de horizontes. Novos Caminhos são os daqueles que saíram dos seus países em busca de uma vida melhor. Neste sentido, a secção é marcada por histórias de migrações, fenómeno que continua a determinar a vida de tantos latino-americanos e que em Portugal pode ser sentido através do contacto com aqueles que escolheram o nosso país como destino.

Leia o texto de apresentação da MCAL.
Consulte o programa da MCAL Porto.
Informe-se sobre Sessões Especiais da MCAL Porto.
Saiba os preços de bilheteira da MCAL Porto.
Visite a página da MCAL no Facebook.

Partilhe: