Documentário sobre orquestras da Venezuela
Etiquetas: Alberto Arvelo Mendoza, Claudio Abbado, Daniel Arias, Edicson Ruiz, Eduardo Mata, Eduardo Méndez, Embaixada da Venezuela, Fundamusical Simón Bolívar, Giuseppe Sinopol, Gustavo Dudamel, Igor Lanz, José Antonio Abreu, Pedro Mezquita Arcaya, Plácido Domingo, Simon Rattle, Tocar y Luchar, Venezuela
___________________________________________________________________________________30 de Maio de 2014
18h00
Casa da América Latina
Entrada livre
A Casa da América Latina vai exibir com o apoio da Embaixada da Venezuela em Portugal, às 18h00 do dia 30 de Maio, o filme venezuelano Tocar y Luchar, seguido de uma intervenção sobre o documentário. Realizado em 2006 por Alberto Arvelo Mendoza e produzido por Pedro Mezquita Arcaya e Igor Lanz, o documentário retrata os feitos da Fundamusical Simón Bolívar (Fundação Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela).
O documentário, que conta a história de seis crianças venezuelanas e do seu amor pela música, recebeu o Prémio do Público no Festival de Cinema de Miami, o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema Las Américas de Houston e uma menção honrosa do júri no Festival de Cinema Latino de Chicago. Na Venezuela, o documentário ganhou o Prémio de Melhor Documentário da Associação Nacional de Autores Cinematográficos e do Festival do Cinema Venezuelano. Foi também exibido no Canadá, na Austrália, Bélgica, Brasil e Cuba.
Ao longo do documentário são ainda entrevistados Claudio Abbado, José Antonio Abreu, Gustavo Dudamel, Simon Rattle, Daniel Arias, Eduardo Méndez e Edicson Ruiz, bem como grandes maestros da música como Plácido Domingo, Eduardo Mata e Giuseppe Sinopoli.
Criada por José Antonio Abreu há 39 anos, a fundação alcançou reconhecimento internacional nas áreas cultural, social, pedagógica, estética e humanística, por fortalecer a inserção social e os laços sociais.
À exibição do documentário vai seguir-se um comentário de Eduardo Méndez, Director Executivo da Fundamusical Simón Bolívar.