Colóquio ACT 29 sobre literaturas e culturas
Etiquetas: ACT 29 – Literaturas e culturas em Portugal e na América Hispânica: Novas perspectivas em diálogo, Colóquio ACT 29, Colóquios, Cultura, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Hélia Correia, Horácio Costa, Jorge Fornet, Karla Suárez, Literatura, María-Rosa Olivera-Williams, Mempo Giardinelli, Santiago Roncagliolo
___________________________________________________________________________________11 de abril | 9h30 – 19h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
12 de abril | 9h30 – 18h00 | Fundação Calouste Gulbenkian
O colóquio ACT 29 – Literaturas e culturas em Portugal e na América Hispânica: Novas perspectivas em diálogo, que tem o apoio da Casa da América Latina, pretende promover o conhecimento e a discussão em torno das literaturas e produções culturais dos séculos XX e XXI em Portugal e na América hispânica. Serão tidas em conta as seguintes linhas temáticas: identidade, etnia e género; nação, pós-colonialidade e globalização; memória, ditadura e guerra; exílio e diásporas; utopia e desencanto; e auto-reflexividade.
O colóquio terá como conferencistas convidados Horácio Costa (Universidade de São Paulo, Brasil), Jorge Fornet (Casa de las Américas, Cuba) e María Rosa Olivera-Williams (Universidade de Notre Dame, Estados Unidos). Participarão igualmente escritores portugueses e hispano-americanos.
Com o apoio da CAL, do Instituto Cervantes e da Embaixada da Argentina em Portugal, o colóquio é organizado pelo Projeto Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O evento será apresentado também no programa Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Programa
11 de Abril
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
9h30 – Abertura (Anfiteatro 3)
9h45-10h45 – Conferência de abertura
Horácio Costa (Universidade de São Paulo)
Considerações sobre um bargueño
11h15-13h00 – Sessões paralelas (Anfiteatro 3, salas 5.2. e 2.13)
Mesa 1: Sujeitos à margem e identidades transfronteiriças
Mesa 2: Escritas e identidades de género
Mesa 3: Diálogos borgianos
14h30-16h00 – Sessões paralelas (Anfiteatro 3, salas 5.2. e 2.13)
Mesa 4: Memória e representações da História
Mesa 5: Metaficção e auto-referencialidade
Mesa 6: Releituras e confluências
16h30-17h30 – Conferência plenária (Anfiteatro 3)
María-Rosa Olivera-Williams (University of Notre Dame)
Tango: el deseo de pertenecer
17h30-18h00 – Porto de Honra oferecido pela Embaixada da Argentina
18h00-19h30 – Mesa-redonda com escritores
Mempo Giardinelli, Santiago Roncagliolo, Karla Suárez e Hélia Correia
12 de Abril
Fundação Calouste Gulbenkian
9h30-11h00 – Sessões paralelas (Auditório 3 e sala 1)
Mesa 7: Espaço, representação e performance
Mesa 8: Subjetividades e identidades nacionais
11h30-12h45 – Conferência plenária (Auditório 3)
Jorge Fornet (Casa de las Américas, Cuba)
(Algo de) Utopía y (mucho de) desencanto en la reciente narrativa hispanoamericana
14h30-16h00 – Sessões paralelas (Auditório 3 e sala 1)
Mesa 9: Ditadura, censura e memória
Mesa 10: Modernidades periféricas
16h30-17h45 – Conferência plenária (Auditório 3)
Mempo Giardinelli (Argentina)
Escribir en la crisis: literatura y presente
Conferencistas e escritores convidados
Hélia Correia: Licenciada em Filologia Românica, foi professora do ensino secundário e dedica-se atualmente à tradução e à escrita. Recentemente distinguida com o Prémio Vergílio Ferreira 2013 e com o Prémio Literário Correntes d´Escritas (Casino da Póvoa) 2013 é um dos nomes mais relevantes da literatura portuguesa contemporânea.
Horácio Costa: Poeta, tradutor, crítico literário e professor universitário brasileiro com mais de uma dezena de livros de poesia publicados e com obra traduzida em várias línguas. Concluiu o doutoramento da Universidade Yale sobre José Saramago. Ex-professor titular da Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM (1987–2001) e leciona, atualmente, na Universidade de São Paulo-USP. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura-ABEH (2006-8) e o livro que reúne os ensaios do IV congresso da ABEH, por ele organizado, foi publicado em 2010.
Jorge Fornet: Licenciado em Letras pela Universidade de Havana, fez o mestrado e o doutoramento em Literatura Hispânica no El Colegio de México. Desde 1994, dirige o Centro de Investigações Literárias da Casa de las Américas. Obteve uma bolsa de investigação do Latin American Studies Center, da Universidade de Maryland. Ganhou o Prémio Alejo Carpentier de Ensaio 2006. Tem trabalhos publicados em jornais e é autor de diversos livros.
Mempo Giardinelli: É escritor e jornalista. Esteve exiliado no México, entre 1976 e 1984. Fundador e diretor da revista “Puro Cuento” (1986-1992). Ganhou o Prémio Internacional Rómulo Gallegos 1993 e o Prémio Pregonero de Honor 2007. Recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Poitiers, França (2007) e outras distinções literárias na América e na Europa. É membro do Conselho de Assessoria da Comissão Provincial da Memória da Província de Buenos Aires e, entre 2005 e 2007, foi membro do Conselho de Administração da Fundação Poder Ciudadano. Em 1996, doou a sua biblioteca pessoal de 10.000 volumes para a criação da Fundação Mempo Giardinelli (Chaco).
María-Rosa Olivera-Williams: Professora Associada de Literatura Latino-Americana na University of Notre Dame (E.U.A.), onde é também Investigadora Convidada do Instituto Helen Kellogg de Estudos Internacionais e do Instituto Nanovic para os Estudos Europeus. Doutorada em Literaturas e Culturas Latino-Americanas pela Ohio State University. Recentemente recebeu o J. William Fulbright Research Award (2011-2012) para o livro que prepara sobre o tango e a modernização no Rio da Prata.
Santiago Roncagliolo: Escritor, nascido em Lima (1975), viveu no México, Peru e Espanha. Atualmente reside em Barcelona. Foi o mais jovem escritor galardoado com o Prémio Alfaguara de Novela. Os seus livros estão traduzidos em mais de dez línguas. Escreveu romances, guiões para cinema e televisão, traduções literárias e livros para crianças. Colabora com a cadeia de rádio RNE, o jornal El País e outros meios de comunicação na América Latina e na Europa.
Karla Suárez: Escritora, nascida em Havana (1969), viveu em Roma e em Paris e reside, atualmente, em Lisboa. Publicou romances e livros de contos. As suas obras foram traduzidas em vários línguas. Dois dos seus contos foram adaptados à televisão cubana e outro ao teatro. Recebeu, em 2012, a bolsa de criação que outorga o Centro Nacional do Livro de França. Deu cursos de escrita em Itália, França e Porto Rico. Em 2007 foi selecionada como um dos 39 escritores jovens mais representativos da América Latina. Em Lisboa, coordena o clube de Leitura do Instituto Cervantes.