Instituto Diplomático do MNE lança livro “As Comunidades Portuguesas da Venezuela”

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

Livro retrata as várias fases do Roteiro Social, um projeto concebido por Gonçalo Dinis Capitão para aproximar o Estado das comunidades portuguesas da Venezuela.

Na introdução, Paulo Cafôfo, ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, testemunha sobre a união da comunidade portuguesa na Venezuela, forte, coesa, unida e apaixonada por Portugal. Durante as décadas de 1950 e 1960, a chegada de emigrantes Portugueses a este país da costa norte da América do Sul, intensificou-se e ao longo dos anos, cresceu. Humildade, entreajuda e ambição, foram as características reconhecidas à comunidade que se estabeleceu e criou laços sociais, culturais e económicos. A instabilidade política e económica neste país da América Latina, trouxe desafios consideráveis reconhecendo sempre a contribuição dos portugueses para o seu desenvolvimento. Paulo Cafôfo fala-nos sobre as respostas sociais e o apoio às comunidades portuguesas mais vulneráveis deixando a mensagem: “Olhando em frente, desejamos todos que a Venezuela consiga seguir um caminho de paz social, afirmação democrática e desenvolvimento económico.”

José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 2015 e 2019, escreve o prefácio referindo-se à forte ação dos portugueses na Venezuela como comunidade autónoma e empreendedora. Com funções que se iniciaram no final de 2015, testemunhou a degradação das condições sociais no país sul-americano, seguindo a orientação do governo na altura, que o apoio aos portugueses residentes na Venezuela era uma das prioridades cimeiras da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. José Luís Carneiro relata-nos o trabalho realizado e as respostas conseguidas durante o seu mandato, desde a sua primeira visita à Venezuela em 2016. A resposta mais inovadora surgiu de uma conversa com o autor do livro, Gonçalo Capitão, Adido Social da Embaixada de Portugal na Venezuela, em Caracas, levando à criação de um Roteiro Social.

Neste livro, ficamos a conhecer (por um dos seus criadores) o trabalho realizado para a concretização do referido Roteiro Social. Uma iniciativa que permitiu ao Estado Português estar mais próximo das comunidades, segundo o Secretário de Estado José Luís Carneiro, e que “constitui um elemento relevante para conceber o que pode ser uma ação externa empenhada no serviço aos cidadãos. É, também, uma homenagem aos portugueses na Venezuela, que são mesmo dos melhores exemplos da forma como se integram no Mundo.”

Partilhe: