EllaLink: inaugurado o cabo submarino que liga a Europa à América do Sul

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Cabo EllaLink inaugurado no dia 1 de junho, liga diretamente os dois continentes a partir de Sines (Portugal) onde ficará ancorado o cabo, com ligação a Fortaleza (Brasil) proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes. A rede EllaLink, que conecta diretamente a América Latina e a Europa, foi concebida para dar resposta às crescentes necessidades dos mercados europeu e latino-americano, fornecendo conectividade contínua de alta velocidade entre ambos os continentes.

A chegada do cabo EllaLink resultará em melhorias para todas as plataformas de telecomunicações, bem como para os serviços na Cloud, todos os tipos de negócios digitais e ainda a trazer uma capacidade de 100 Tb de transmissão de dados e ligação a 6 datacenters, além de uma excelente oportunidade de partilha de informações entre as comunidades científicas.

A rede EllaLink irá estender-se por todo o Brasil a partir da região do Ceará, conectando os pontos principais em São Paulo e Rio de Janeiro. Na Europa, a EllaLink oferece ligações seguras a Data Centers em Lisboa, Madrid e Marselha, em conjunto com os seus parceiros Equinix e Interxion. EllaLink ligará também a ilha da Madeira e Cabo Verde, tendo já em vista outros potenciais pontos de ligação com Mauritânia, Marrocos e nas Ilhas Canárias.

500 milhões de euros por ano para o PIB português:

Segundo um estudo da Copenhagen Economics, encomendado pela Google, os cabos submarinos EllaLink e Equiano, este segundo financiado pela Google, podem render até 500 milhões de euros por ano no PIB português. A gigante tecnológica afirma que os cabos terão um impacto nas melhorias da infraestrutura digital, quando estes estiverem operacionais, daqui a cerca de um ano.

Fonte: Tek Sapo