Instalação “Ponto em Movimento” na CAL

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

4 julho a 13 setembro
Casa da América Latina

Renato Velasco é um artista plástico e fotógrafo brasileiro que desenvolveu o projeto “Ponto em Movimento”. Uma exposição/instalação apresentada no Brasil em 2012, e que chega agora à Casa da América Latina. Trata-se de um conceito que começou por usar linhas pretas e brancas evoluindo depois para linhas coloridas, que explora os nós e entrecruzados de linhas, as suas tensões e distensões. O artista vai buscar a expressão “Ponto em Movimento” ao pintor e filósofo Vassily Kandinsky para se concentrar na ideia da própria linha, o “ser invisível” formado por um rastro do deslocamento do ponto e, portanto, pura ação e energia que une, divide e desloca a arte, o pensamento e a própria realidade.

A ocupação externa do espaço cria uma malha na qual todos estão dentro, não presos mas amarrados ou impedidos de ir e vir. As linhas não definem matérias mas campos de força, redes de informação, circulações, trajetórias e revelam a imaterialidade de novos circuitos de significação da malha invisível que permeia a nossa vida contemporânea, seja ela espiritual, matemática ou eletrónica.

Um outra construção dada a este projeto prende-se com uma performance denominada Himeneu Performático onde Renato Velasco se junta à sua companheira e bailarina Monica Rocha para atuarem numa performance.