Cerimónia de Entrega do Prémio Literário CAL/ Grupo Lena 2016

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Data: 8 de julho
Hora: 17h30
Local: Av. da Índia, 110 1300-300, Lisboa
Entrada livre, limitada à lotação da sala

A Casa da América Latina (CAL) vai entregar, no dia 8 de julho, pelas 17h30, o Prémio Literário CAL / Grupo Lena ao escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez, numa cerimónia realizada na nova sede desta associação.

O prémio de 4 mil euros será entregue pelo presidente da Comissão Executiva da CAL e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Estarão também presentes no evento os representantes das duas instituições responsáveis pelo prémio: a secretária-geral da CAL, Manuela Júdice, e o administrador da Lena Comunicação, Francisco Santos.

Este ano na sua vertente de Criação Literária, o galardão foi atribuído por decisão unânime do júri (constituído por José Manuel Mendes, Maria Manuel Viana e Pedro Mexia), ao autor do livro “As Reputações”, editado em 2015 pela Alfaguara, chancela do Penguin Random House Grupo Editorial, e traduzido por Vasco Gato.

“Com esta novela, Juan Gabriel Vázquez põe em causa o poder abusivo da reputação e da arrogância que lhe está inerente e apresenta, de forma exemplar, uma reflexão sobre a memória pessoal e a memória coletiva de um país onde, como afirma uma personagem, «o esquecimento é a única coisa democrática»”, conforme ficou salientado pelo júri.

Nascido em Bogotá, em 1973, Juan Gabriel Vásquez é autor da coleção de contos “Los Amantes de Todos los Santos” (2008), da compilação de ensaios “El arte de la distorción” (2009) e dos romances “Los Informantes” (2004), “Historia secreta de Costaguana” (2007) e “O barulho das coisas ao cair” (Alfaguara, 2012). Como tradutor, foi responsável pela tradução de obras de John Hersey, John Dos Passos, Victor Hugo e E. M. Forster, entre outros.

Os seus livros estão publicados em 14 idiomas e mais de 30 países, com extraordinário êxito da crítica e do público. O autor recebeu já várias distinções internacionais, entre as quais o Prémio Alfaguara em 2011 e o Prémio Impac Dublin em 2014, cujos vencedores de edições anteriores contam com os nomes de vários Prémios Nobel. “As Reputações” é o seu quarto romance e por ele recebeu o Prémio da Real Academia Espanhola em 2014.

headernovacal

Partilhe: