4ª Festa da Poesia Latino-Americana

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

21 de Março
14h30 – 19h00
Sala Almada Negreiros (CCB)

A Casa da América Latina celebra pela quarta vez o Dia Mundial da Poesia no CCB. A festa começa com reflexões-leituras das obras de Ernesto Cardenal, Octavio Paz, Pablo Neruda e Vinícius de Morais por José Tolentino de Mendonça e Luís Felipe Castro Mendes, dois grandes nomes da poesia contemporânea portuguesa. Manoel de Barros, que faleceu em Novembro passado, é lembrado pelos alunos da Escola Secundária de Camões, no âmbito do projecto pedagógico “A minha América Latina”, desenvolvido pela CAL com aquela escola. A seguir, é a vez dos poetas convidados para esta 4ª edição da festa, o mexicano Andrés Ordoñez e o colombiano Omar Ortiz, cujas obras conheceremos pelos próprios, de viva voz. A tarde termina com as novidades editoriais: “Uma visita ao Museu de História Natural”, a mais recente obra de Lauren Mendinueta, poeta colombiana radicada em Lisboa; “Troco a minha Vida por Candeeiros Velhos”, que apresenta poetas colombianos contemporâneos de Pessoa numa selecção de HjaÌmar de Greiff; e “Antes que a luz trema”, a primeira antologia portuguesa do chileno David Rosenmann-Taub. Tradutores, editores, académicos e poetas dos dois lados do Atlântico explicam a razão de ser destas obras que em boa hora chegam às livrarias portuguesas.

Programa

14h30 – Boas vindas e apresentação do programa
Por Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina

14h40 – Leituras Antológicas
Poesia e Transcendência aos 90 anos de Ernesto Cardenal
Comentário e leituras por José Tolentino de Mendonça

Poetas Diplomatas. Octavio Paz, Pablo Neruda e Vinícius de Morais
Comentário e leituras por Luís Filipe Castro Mendes

O regresso à infância com Manoel de Barros
Leituras por Beatriz Viana, Carlos Baltazar, Duarte Bénard da Costa, Francisco Figueiredo, Gonçalo Albergaria, Inês Faria, Joana Carvalhinho, Joana Flor, Marta Sanches e Violeta D’ Aguiar (Escola Secundária Camões)

16h00 – Vozes da América

Andrés Ordoñez (México) e Omar Ortiz (Colômbia)
Moderados por Lauren Mendinueta

17h00 – Novidades Editoriais
Uma visita ao Museu de História Natural, edição bilingue
Apresentação por Nuno Júdice, com Lauren Mendinueta (autora), Ricardo Márques (tradutor) e João Concha (Não edições)

Troco a minha Vida por Candeeiros Velhos
Apresentação por Jeronimo Pizarro, com Gastão Cruz (tradutor), João Paulo Cotrim (Abysmo) e Germán Santamaria Barragán, Embaixador da Colômbia.

Antes que a luz trema. Antologia de David Rosenmann-Taub, edição bilingue
Apresentação por Ana Maria Toscano (Universidade Fernando Pessoa) e leituras por Isabel Branco

Apoios: Embaixada da Colômbia, Embaixada do México, Escola Secundária Camões, Universidade Fernando Pessoa, Vila Galé Hotéis