Debate sobre 100 anos de relações com Venezuela

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

4 de Junho de 2014
18h30
Casa da América Latina
Entrada livre

No dia 4 de Junho vai ter lugar, na Casa da América Latina, um debate sobre as relações culturais e sociais entre Portugal e a Venezuela. Este encontro assinala os 100 anos da apresentação de credenciais por um Ministro português, João Botto, naquele país.

Entre os intervenientes no encontro Portugal e a Venezuela – 100 anos de estórias ameríndias estão os luso-venezuelanos Paulo Lima, escritor e autor do romance Origem e Ruína, que retrata a emigração portuguesa para a Venezuela, e Cindy Rodríguez, engenheira. A jornalista Fátima Valcarcel, que actualmente lidera o projecto Siete Lisboas, é a outra interveniente do debate que será moderado por Maria Xavier, Coordenadora de Programação Cultural e Científica da Casa da América Latina.

O músico venezuelano Diego Gil-Fortoul, que vive em Portugal, fará um breve apontamento musical do seu mais recente disco, A Prueba de Bala. Em entrevista por e-mail à CAL, Gil-Fortoul referiu que a sua música resulta das suas vivências e que faz “música sem preconceitos e sem limitações”. Sobre Solo le Pido a Dios, o clássico de León Gieco que Gil-Fortoul interpreta em A Prueba de Bala, o cantor diz que é um tema de que sempre gostou “pois é um canto à liberdade, à igualdade e à fraternidade”. “Num mundo como o de hoje, com todas as suas injustiças, faço assim a minha humilde homenagem a León Gieco e à sua canção”, concluiu.

Partilhe: