Escritor cubano Emerio Medina publicado pela primeira vez em Portugal com o romance “Os Fantasmas de Ferro”

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Depois de vencer alguns dos mais importantes prémios literários da América Latina, como o Prémio Ibero-Americano Julio Cortázar e o Prémio Casa de las Américas, o romancista Emerio Medina é agora publicado pela primeira vez em Portugal com o romance Os Fantasmas de Ferro, tradução de Luísa Mellid-Franco, edição Guerra e Paz.

Trata-se de um livro que nos conta a história do encerramento de uma central açucareira que deixa cinco mil pessoas, que dependiam, direta ou indiretamente dela, à sua sorte, e de como a destruição da economia de uma cidade muda o curso natural das coisas e a perceção que as pessoas têm do ambiente que as envolve.

Entre as personagens do romance, destacamos os três protagonistas – Manuel, Luisito e Martín -, três amigos de longa data que veem a sua amizade posta em causa por causa de uma suspeita de traição.

Um livro sobre os sonhos perdidos de Cuba e, como diz a crítica, «sobre os habitantes de Preston, porque de Preston são os fantasmas de ferro, os inanimados, e os fantasmas de carne e osso, os mortos vivos que caminham e vagueiam neste romance». 

Partilhe: