V Congresso do Conselho Empresarial Aliança para a Ibero-américa

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A quinta edição do Congresso do Conselho Empresarial Aliança para a Ibero-América (CEAPI) teve início a 1 de Junho na cidade de Punta Cana, na República Dominicana. Este V Congresso, ‘Inovação e Oportunidades em Tempos de Incerteza’, que acontece numa Ibero-América rodeada de incerteza, centra-se na procura de oportunidades de crescimento. Dando ênfase ao papel da inovação, digitalização e tecnologia, tem como objetivo posicionar a região como “ponta de lança” na nova paisagem internacional e geopolítica.

O que dizem os anfitriões do CEAPI:

O primeiro dia foi conduzido por Núria Vilanova, Presidente do CEAPI, e Luis Abinader, Presidente da República Dominicana. Na sua intervenção, Vilanova salientou a importância de identificar e tirar partido das “circunstâncias favoráveis que estão a tornar a Ibero-América numa área, não só cada vez mais atrativa”, mas também fiável e rentável em termos de investimento, apesar do cenário internacional. “Algo está a mudar na região e nos empresários ibero-americanos que acreditam na Ibero-América, que apoiam projetos positivos para o ambiente. Encontramo-nos numa encruzilhada. Podemos ir na direção certa ou na direção errada. Há muitas dificuldades, mas também muitas oportunidades para as empresas e a sociedade. Na pandemia, as empresas mostraram a sua capacidade de generosidade para com os seus países” adiantou.

Por seu lado, o Presidente dominicano, Luis Abinader, agradeceu aos líderes empresariais, famílias empresariais e autoridades institucionais presentes no congresso: “somos uma comunidade do futuro que decide no presente. Inovação, digitalização e tecnologia são a chave para alcançar um desenvolvimento económico sustentado e sustentável. A voz Ibero-Americana deve ser ouvida no mundo emergente. O futuro está sempre a ser escrito e deve ter um selo ibero-americano. Estes são tempos de pessimismo mas, apesar de tudo, este é o melhor momento para investir e a República Dominicana pode ser a porta de entrada para o investimento na Ibero-América. É por isso que as parcerias público-privadas são tão importantes como base para alcançar o desenvolvimento” destacou.

De igual modo, o Ex- Secretário-geral Ibero-americano, Enrique V. Iglesias acrescentou que “os 75 anos mais brilhantes da história da humanidade, um período excecional de paz e progresso, chegaram ao fim. É uma mudança de época e temos de aceitar o momento e passar por ele juntos, respeitando os direitos humanos. A chave é dar uma resposta coletiva a um momento perigoso, como qualquer mudança de época implica. Devemos também definir o tom da relação entre as duas grandes potências, a China e os EUA. A mudança de época deve também ser abordada pelos governos e pelo setor empresarial, através do diálogo e da sustentação da paz mundial. A Ibero-América deve ter a capacidade de se fazer presente, quebrando o silêncio ibero-americano sobre questões globais”.

Fonte: El V Congreso CEAPI inició con un voto de confianza en Iberoamérica – PR Noticias

Partilhe: