Claire de Santa Coloma vence Prémio Novos Artistas da Fundação EDP
Etiquetas: Argentina, Claire de Santa Coloma, Fundação EDP, Prémio Novos Artistas
___________________________________________________________________________________Claire de Santa Coloma foi a vencedora da 12ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP, uma iniciativa bienal com o objetivo de revelar e apoiar talentos nas artes plásticas e visuais.
Claire de Santa Coloma é uma artista franco-argentina que trabalha em Portugal há oito anos. A sua obra é uma instalação de 22 peças esculturais em madeiras, denominada Composição Eterna. A obra faz refletir sobre a passagem do tempo, e a forma como o objeto se transforma ao longo do dia, oferecendo-lhe a definição de “espaço de convivência”.
A escolha foi feita entre os trabalhos dos seis artistas que integram a exposição Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017 – Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes (que recebeu uma menção honrosa), Igor Jesus e Claire de Santa Coloma.
As esculturas de Composição Eterna compõem uma obra única, feitas na sua maioria de madeira, mas também de couro e napa ou de latão e cabo de aço. “É um trabalho sobre escultura, sobre como vivemos a escultura”, afirmou Claire de Santa Coloma, caracterizando esta obra como um “atelier de resistência” face ao movimento acelerado do mundo contemporâneo.
O 12.º Prémio Novos Artistas destina-se ao aprofundamento dos estudos, ou à concretização de um projeto artístico específico pelo vencedor. Nas edições anteriores foram vencedores Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão/Pedro Paiva, Carlos Bunga, André Romão, João Leonardo, Leonor Antunes, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes e Mariana Silva.