Morreu o político uruguaio Jorge Batlle Ibáñez
Etiquetas: Jorge Batlle Ibáñez, Uruguai
___________________________________________________________________________________A Casa da América Latina manifesta o seu pesar pela morte de Jorge Batlle Ibáñez, a 24 de outubro, em Montevideu. O ex mandatário e legislador uruguaio, Representante Nacional e Senador da República em vários governos, foi um ativo defensor dos valores democráticos e possuí uma ampla trajetória política no país.
Nascido a 25 de outubro de 1927, Jorge Batlle Ibáñez obteve o título de advogado pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade da República de Montevideu, especializando-se em Economia.
Durante a ditadura uruguaia (1973-1984) foi detido em várias ocasiões e esteve exilado no Brasil. Foi Senador da República entre 1985 e 1990 e entre 1995 e 1999.
Assumiu como Presidente da República Oriental do Uruguai no dia 1 de março de 2000, sendo o quarto presidente uruguaio pertencente à família Batlle. Enfrentou durante o seu mandato, que terminou em 2005, uma das piores crises económicas no país.