BEM gil e MORENO veloso em Portugal para vários concertos pelo país

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Começando pelo óbvio: Moreno Veloso é filho de Caetano Veloso e Bem Gil é filho de Gilberto Gil. Sempre conviveram familiarmente, sempre viveram rodeados de música e dos maiores nomes da música brasileira.

Apesar da licenciatura em física, Moreno manteve sempre a ligação com o universo musical. Cantor, compositor, multi-instrumentista – guitarra, bateria, violoncelo, prato, percussões – produtor, Moreno Veloso revelou ao mundo os seus dotes musicais aos 10 anos, no tema da sua autoria “Um Canto Afoxé para o Bloco do lle”, incluído no disco “Cores e Nomes” do seu pai.

Em 2000, com Domenico Lancellotti e Alexandre Kassin, Moreno cria o projecto + 2. É no âmbito deste projecto que lança o (seu) primeiro disco “Máquina de Escrever Música”. A par de outros projectos – com destaque para a Orquestra Imperial – colaborações com diversos artistas e músicos, e um trabalho meticuloso de produção ( ganhou um Grammy Latino com “ Abraçaço Multishow ao Vivo“) edita o seu 2º álbum de originais “Coisa Boa“ em 2014. Ao lado de figuras como Domenico Lancellotti, Kassin e Pedro Sá, as suas produções influenciaram e formaram uma geração de músicos e artistas da qual Bem faz parte.

Bem Gil começou a atuar de forma mais constante no ambiente musical a partir do trabalho com o grupo TONO, formado ao lado dos parceiros Rafael Rocha, Bruno Di Lullo e Ana Cláudia Lomelino (mãeana). A partir de então, passou também a exercer a função de produtor de discos, shows e a compor, e de há uns anos para cá tem sido ele o director musical dos espectáculos do seu pai.

O trabalho de Bem e Moreno foi se cruzando aos poucos e os seus parceiros musicais tornaram-se comum. Bem aproximou- se de Domenico, Moreno convidou Bruno e Rafael para formarem a sua banda.

Juntos produziram os discos “Gilbertos Samba” e “Gilbertos Samba Ao Vivo”, ambos de 2014, e em 2015 foram os responsáveis pela produção musical do registro ao vivo do show “Dois Amigos e Um Século de Música”, dos seus pais Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 2017 / 2018 percorrem juntos algumas cidades do Brasil com o espectáculo “REFAVELA40” comemoração dos 40 anos da edição de um dos mais emblemáticos discos de Gilberto Gil.

No inicio de 2019, Moreno (voz, violão e pandeiro) e Bem (voz e guitarras) estreiam um novo – o seu – espectáculo no Rio de Janeiro. O sucesso (e divertimento!) foi tal que nas pausas da Tour “Ofertório“ com que Moreno percorria o mundo com Caetano, Zeca e Tom, e de “OK OK OK“ o novo espectáculo de Gilberto Gil dirigido por Bem, outras datas foram sendo marcadas, e rapidamente retomadas no pós-pandemia.

Um espectáculo que celebra trajetórias pessoais, a amizade e a música. Nada de mais óbvio!

Partilhe: