Investimentos e oportunidades de negócios no Estado de São Paulo

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

“O Estado de São Paulo, considerado um dos maiores pólos de inovação da região, uma plataforma logística de excelência, reúne uma das maiores populações citadinas do mundo, a cidade de São Paulo. SP possui a maior rede de metro da América Latina, dois aeroportos internacionais, 27 nacionais, e dos cinco dólares de exportação de produtos brasileiros  provenientes do agronegócio, um dólar provém deste Estado. O Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina, responsável por quase um terço das trocas comerciais brasileiras, movimentando cerca de 130 milhões de toneladas de cargas por ano, também se situa no Estado de São Paulo”, referiu Fábio Prieto de Souza, Secretário de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, na abertura do evento promovido pela Embaixada do Brasil e a Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo no dia 15 de dezembro, em Lisboa, para apresentação de oportunidades de negócio e investimento naquele Estado, a empresários portugueses, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e Casa da América Latina.

Fábio Prieto de Souza, nascido em Santos, advogado, tomou posse há cerca de um ano como Secretário de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, ocupou entre muitos cargos o de Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e Corregedor-geral da Justiça Federal, é membro do Conselho Superior de Estudos Jurídicos do Instituto Roberto Simonsen, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomércioSP),. Aos empresários portugueses apresentou projetos de infraestrutura na área da mobilidade, projetos ferroviários – alta velocidade, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) – e rodoviários, como a construção do túnel Santos – Guarujá ou a construção de moradias e prédios públicos, para colmatar a falta de habitação, entre muito outros, que integram o portfólio de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) de São Paulo, somando aproximadamente 40 mil milhões de dólares. 

Na apresentação destacou-se ainda a aposta na agenda ESG, a adoção das boas práticas ambientais, sociais e de governança – ESG, do inglês “environment, social and governance” – associando empresas, academia e investimentos públicos e privados, numa aposta na economia verde. “Energias renováveis, reciclagem, higiene e recolha de resíduos urbanos, são um fator de atraso para o país e para a dignidade do cidadão brasileiro. É uma área prioritária de investimento, onde a privatização da SABESP – a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – será um dos investimentos interessantes a acompanhar no ano de 2024. Atualmente o principal acionista é o Governo do Estado de São Paulo, que controla 50,3% da companhia, que serve 46 milhões de habitantes” referiu Fábio Prieto de Souza.

Outro setor igualmente eleito no pacote apresentado de Parcerias Público-Privadas foi a rede de reabilitação e manutenção do parque escolar, abrangendo 5120 escolas. 

“Não haverá investimento do orçamento público, no que possa ser resolvido pela iniciativa privada. Essa é a política que foi definida pelo atual Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas e poderá abrir muitas oportunidades para empresários e investidores portugueses neste Estado” concluiu Fábio Prieto de Souza, disponível para os receber e esclarecer todas as dúvidas localmente. 

Partilhe: