Fórum Económico Chile-Portugal

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Na sequência da visita do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, ao Chile no passado mês de setembro, a Câmara de Comércio Chile-Portugal promoveu um Fórum Económico Chile-Portugal, seguido de uma Missão Empresarial Comercial que teve lugar em Lisboa e no Porto no final do mês outubro. Este encontro trouxe várias empresas chilenas a Portugal, com foco na transição energética e oportunidades de negócio no eixo latino-americano, utilizando Portugal como “hub” de empresas chilenas para a Europa.

“Nos últimos anos, as relações comerciais entre Portugal e o Chile têm registado uma significativa tendência de crescimento, sobretudo as exportações chilenas para Portugal e os investimentos portugueses no Chile. Estes atingiram um nível tal que o Chile é atualmente o segundo maior parceiro comercial de Portugal na América do Sul, a seguir ao Brasil”, destacou Marina Teitelboim, Embaixadora do Chile em Portugal. (ler discurso completo)

Francisco André, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, referiu a importância da agenda de investimentos europeus para a América Latina, Global Gateway, destacando o setor energético e as possibilidades existentes no que toca ao hidrogénio verde e o lítio. O Secretário de Estado salientou também o setor agroalimentar, onde o investimento português existente no Chile é um êxito e de elevada qualidade.

“O talento português é uma mais valia. E a aposta nas energias renováveis e alternativas ao combustível fóssil é uma realidade em Portugal. E isso demonstra o progresso e o caráter inovador do país” destacou Fernando Quintas, da Direção de Relações Externas e Instituições, AICEP Portugal Global, na sua apresentação.

Cristián Sagal, Comissário para os Investimentos da InvestChile, salientou a segurança jurídica e economica do país para além da estabilidade política, como um fator determinante para atração de investimento para o país. “Mas é nos diferentes projetos de inovação em carteira que o Chile se destaca, com foco no investimento no setor energético, e aí, mais concretamente, no hidrogénio verde. Chile é líder da região nesse setor e Portugal poderá ser o parceiro ideal para nos acompanhar na transição energética e juntos contribuirmos para o combate às alterações climáticas” 

Partilhe: