Busto de Salvador Allende no Metro de Arroios, em Lisboa

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O primeiro-ministro António Costa esteve presente na inauguração do busto do antigo Presidente chileno Salvador Allende na estação de metro de Arroios, Praça do Chile, em Lisboa, ao lado da Embaixadora do Chile em Portugal, Marina Teitelboim.

Marina Teitelboim recordou “o exemplo do socialista Salvador Allende”, e realçou a necessidade de pedagogia dos valores democráticos junto das gerações mais jovens. 

António Costa salientou a universalidade dos valores da democracia e da liberdade, num discurso em que advertiu para o facto de as democracias não serem um valor adquirido, e defendeu que a História revela que as ditaduras têm sempre um fim e que um povo unido jamais será vencido.

A escultura de Salvador Allende, da autoria da escultura Margarida Santos, foi doada ao Metro de Lisboa pela Embaixada do Chile em Lisboa.  

(da esquerda para a direita) Manuela Júdice, secretária geral da Casa da América Latina e Margarida Santos, escultora

Salvador Allende governou o Chile entre 4 de novembro de 1970 e 11 de setembro de 1973, e foi deposto pelo golpe de Estado realizado pelas Forças Armadas lideradas pelo General Augusto Pinochet, que instaurou uma ditadura cívico-militar no país durante 17 anos.

Partilhe: