Tour Picotero Europa 2023 em Lisboa

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O caribe colombiano é o convidado especial da Musa de Marvila no próximo dia 8 de julho, onde será apresentado o projeto Tour Picotero Europa 2023. O programa inclui a mostra de um documentário, música e um menu de jantar especial.

Picó é um movimento musical, de origem em Barranquilla, Cartagena, que tem como base musical os ritmos afro caribenhos, e que deu origem a um estilo de música chamado champeta: género que mistura as músicas negras, indígenas, internacionais e do caribe, ou seja, salsa, hip-hop, son, charanga, dancehall, calipso, etc. Champeta tem a sua máxima expressão nos sound system (pick ups aka Picós – daí o nome Picotero).

Foram djs picoteros que levaram para a Colômbia música de artistas como Bonga, Cesária Évora, Miriam Makeba, Lokassa, Diblo Dibal, etc. O alinhamento desta noite conta com Manuel Cassiani, Hugo González e Monosoniko, os três Dj’s picoteros e artistas da música e da cultura afro no caribe colombiano que estão em tour, com datas confirmadas em vários países: Alemanha, Espanha, etc.

Monosoniko vem dos bairros da Cartagena, Manuel Cassiani de San Basilio de Palenque, e Hugo González faz parte duma “dinastía” de percussionistas e colabora com os grupos mais importantes do género.

A juntar a estes artistas haverá ainda a projeção durante a tarde de um documentário sobre o estilo musical em questão: “Picó, La máquina musical del Caribe“.

Partilhe: