‘Fogaréu’ é o filme de abertura da 14ª edição do FESTin

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

29 de junho a 7 de julho

“Fogaréu”, realizado por Flávia Neves e com a participação da atriz Bárbara Colen, é o filme de abertura da 14ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – na cerimónia que acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 21h, no Cinema São Jorge, em Lisboa.  “Fogaréu” tem impactado plateias em festivais internacionais como o Berlinale, Panorama 2022, o Festival Internacional de Cine de Guadalajara, 2022, au Festival International du Film Fantastique de Neuchâtel, 2022, o Edinburgh International Film Festival, 2022 e o Vancouver International Film Festival, 2022. A activista angolana Luzia Moniz e o jornalista brasileiro Alexei Waichenberg vão apresentar a Sessão de Abertura da festa do cinema em português.

Com cerca de 40 títulos, o FESTin terá produções de Portugal, Brasil, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde. No dia 7 de julho, às 21h, o Fórum Lisboa será o palco para revelar os vencedores da 14ª edição. A cerimónia de encerramento será conduzida pela jornalista/radialista Daniela Azevedo. Em seguida, será exibido “Pixinguinha, Um Homem Carinhoso” (Brasil, 2022), que tem Seu Jorge e Taís Araújo no elenco.  

Entre os documentários a serem exibidos pelo festival que este ano tem a diversidade como tema, destaque para “Uma Halibur Hamutuk – A Casa Que Nos Une” (Timor-Leste/Portugal, Ricardo Dias). O filme fala de Mana Lou, que foi a única instituição que ajudou o povo durante o Massacre de Liquiçá – um mês inteiro de assassinatos em praça pública – e depois do referendo Díli concentrou-se nas suas terras e alimentou cerca de 60 mil refugiados) . Reconhecida como mãe da nação, Mana Lou mantém-se firme enquanto mulher num mundo de homens e de uma Igreja conservadora.

No dia 29, às 21h15 haverá uma ante-estreia do FESTin, com a exibição de “Noites Alienígenas” (Brasil, 2022), no Cinema Ideal. A sessão terá a presença do ator Chico Diaz, que faz parte do elenco. E no dia 30, antes da cerimónia de abertura, a programação no Cinema São Jorge começa às 17h30.

O FESTin traz as habituais secções competitivas de ficção, documentário e curtas-metragens. Os júris conferem aos vencedores o Prémio Pessoa, além de menções honrosas nas categorias: Melhor Longa-Metragem (Ficção), Melhor Realizador (Ficção), Melhor Ator (Ficção), Melhor Atriz (Ficção), Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem. Ainda há o FESTinha para as crianças, a Mostra de Cinema Brasileiro e o regresso da mostra “Os Diferentes Sotaques da Lusofonia”, em parceria com a PROCULTURA.

Consulte a programação completa do FESTin no site oficial!

Partilhe: