Ciclo Glauber Rocha – Uma Câmara na Mão e uma Ideia na Cabeça

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

17/02 a 14/03
Cinema Medeia Nimas, Lisboa

O cinema Medeia Nimas, em Lisboa, está a recordar Glauber Rocha, cineasta brasileiro incontornável, no Ciclo Glauber Rocha – Uma Câmara na Mão e uma Ideia na Cabeça. Uma iniciativa que recupera os seus filmes, em exibição até 14 de março.  

Glauber Rocha (1938-1981) é a figura proeminente, a mais brilhante, do Cinema Novo brasileiro. Com Barravento (1962), a sua primeira longa, recebeu o prémio de melhor realizador em Karlovy Vary. Em 1963 estreava em Cannes Deus e o Diabo na Terra do Sol, com as suas imagens barrocas e a denúncia das desigualdades sociais, saudado pela crítica como o manifesto deste novo cinema, que traduzia as aspirações da juventude brasileira. Terra em Transe (1967), uma espécie de ópera poética e talvez o seu filme mais consagrado.

No regresso ao Brasil, em finais da década de 70, escreve bastante em jornais, envolve-se em polémicas, publica um romance e desenvolve aquele que muitos consideram o seu projeto mais radical, A Idade da Terra (1980), que Antonioni descreveu como “uma lição de cinema moderno”.

Mais informações: https://medeiafilmes.com/ciclos/ciclo-glauber-rocha-uma-camara-na-mao-e-uma-ideia-na-cabeca

Partilhe: