Inquérito Ibero-Americano das PMEs (2022) 

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Dificuldade de acesso a financiamento, dificuldade na exportação, risco de junção de finanças pessoais e empresariais, são alguns dos problemas comuns às PMEs ibero-americanas, identificados no inquérito Ibero-Americano (2022).

Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender melhor a realidade das MPMEs ibero-americanas. Os resultados foram apresentados por Esteban Campero, Diretor de Economia e Empresas da Secretaria-geral Ibero-americana, no V Fórum Ibero-americano das PMEs, que se realizou nos dias 14 novembro na Casa da América Latina e 15 do mesmo mês no Centro Cultural de Belém em Lisboa. 

Mais de 2.200 MPMEs dos 22 países ibero-americanos responderam a questões que vão desde as suas principais preocupações às suas políticas de sustentabilidade, desde a igualdade de género às estratégias de transformação digital e aos seus planos de internacionalização, entre muitos outros tópicos.

Esteban Campero, Diretor de Economia e Empresas da Secretaria-geral Ibero-americana

Este trabalho é o resultado de um esforço colaborativo do espaço ibero-americano, apenas possível devido ao apoio das organizações empresariais e governos da região. Esta ação faz parte do compromisso do Conselho de Empresários Ibero-Americanos (CEIB) com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e com as Cimeiras Ibero-Americanas de Chefes de Estado e de Governo, pondo em prática, de maneira sustentável, a muitas vezes referida parceria público-privada para pensar o desenvolvimento.

Mesmo considerando a natureza não-probabilística da amostra, ter mais de 2.200 casos numa representação bastante homogénea entre os vinte e dois países é um importante contributo para a reflexão e desenho de políticas mais próximas da realidade das nossas micro, pequenas e médias empresas.

Fonte: SEGIB

Consulte aqui análise ao inquérito no Dinheiro Vivo.

Partilhe: