Portugal Digital Summit: Plataformas digitais podem mudar a vida das organizações e trazer mais valor para clientes e consumidores
Etiquetas: AICEP, Brasil, Portugal Digital Summit
___________________________________________________________________________________Existem atualmente soluções e ferramentas tecnológicas que podem apoiar as pequenas e médias empresas (PME) a acelerar o seu processo de digitalização, assim como a entrada em novos mercados. No palco do Portugal Digital Summit, que decorreu de 17 a 21 de outubro, AICEP, CI&T Atlantic Hub e IBM Consulting Portugal, explicaram como estão a impulsionar outras empresas através de plataformas digitais.
Como detalha Luís Castro Henriques, presidente do Conselho de Administração da AICEP, do total de 235 centros de serviços partilhados da agência, 115 são polos de desenvolvimento de competências tecnológicas, tendo a grande maioria vindo para Portugal nos últimos 4 anos: “Todo este universo já representa mais de 70 mil postos de trabalho”. Referiu ainda que mais de 40 mil são na área da tecnologia. “É impressionante ver como este setor consegue também atrair pessoas que vêm de fora”, realça o responsável. “Nestes últimos quatro anos temos recebido cerca de cinco mil pessoas vindas de fora para a área tech”, mas também há “boas notícias” no talento produzido no país. Segundo Luís Castro Henriques, no ano passado, “já exportávamos mais de dois mil milhões de euros de serviços de TIC e, à data de hoje, exportamos mais de 3,2 mil milhões de euros (…) se formos olhar para a balança como um todo, já começa a ser um resultado muito visível e muito relevante nas nossas exportações”.
Portugal pode funcionar como ponte para empresas estrangeiras acederem ao mercado europeu, como as que vêm do Brasil, e esta é uma das missões da Atlantic Hub que, como explica Eduardo Migliorelli, Co-Fundador e Presidente Executivo, se compromete a “ligar o ecossistema luso-brasileiro de negócios”, já tendo trazido para Portugal mais de 120 empresas brasileiras.
Em Portugal, a IBM também se centra na criação de uma plataforma de negócios para cooperar com as empresas do país e acelerar a evolução tecnológica, bem como ajudá-las a atingir as suas metas, como realça Pedro Dias da Silva, Account Executive Retail Sector da IBM Consulting Portugal: “Temos de falar da proposta de valor que as empresas têm para oferecer, das pessoas que têm e temos de trabalhar num ecossistema para criarmos estas plataformas tecnológicas” e tirar partido delas, afirma o responsável.
Fonte: SAPO Tek