Inauguração da Praça Comodoro Rivadavia. Portugal e Argentina mais próximos em Loulé

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A inauguração dos dois monumentos em honra de Simón Bolívar e de José San Martín no Jardim das Comunidades, em Almancil, foi também uma homenagem aos imigrantes louletanos que escolheram esta cidade de América do Sul, como principal destino há um século, tendo sido Sebastião Peral o primeiro português a chegar à cidade de Comodoro, no ano de 1901.

A Câmara Municipal de Loulé tomou esta iniciativa para que essa relação nunca se perca e seja ainda mais forte, e para que as gerações futuras mantenham o vínculo à terra natal de seus antepassados.

Assim, em pleno centro urbano, junto ao Parque Municipal, esta artéria recebeu agora o nome de Comodoro Rivadavia

A ligação entre Portugal e a Argentina está assente em bases importantes. Recorde-se que Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência das províncias unidas do Rio da Plata em 1821, tal como a Argentina foi o primeiro país a reconhecer a República Portuguesa.

Estima-se que vivam na Argentina perto de 150 mil portugueses, mantendo, através da língua, do folclore e gastronomia, os laços com Portugal. Exemplo disso é o grupo folclórico Rancho Argentino da Associação Portuguesa Comodoro Rivadavia, presente na delegação que visitou a cidade de Loulé.

Para mim, Adriana Drago, enquanto argentina, foi emocionante escrever esta informação, dado que vivi momentos lindíssimos em Comodoro, local onde iniciei a minha aventura como jornalista, especializada em agropecuária na revista Chacra, visitando todas as exposições das diferentes raças de ovelhas, Merino Australiano e Corriedale, onde fiz imensos amigos e onde volto, hoje, virtualmente quarenta anos depois! “Quien visita el Cerro Chenque, siempre vuelve”.

Fotos © Mariolino Castellazzo e Adriana Drago

Partilhe: