Brasil e Uruguai querem avançar com modernização do Mercosul

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Uruguai e do Brasil disseram estar “muito de acordo” em avançar para o já discutido processo de “modernização” do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que implica uma redução da tarifa externa comum. Este anúncio foi feito após uma reunião de trabalho na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros uruguaio no âmbito da visita oficial de Carlos França ao Uruguai.

A reunião, na qual os ministros dos Negócios Estrangeiros reviram a agenda bilateral e regional, foi descrita como “positiva” por França, país que tem atualmente a presidência da União Europeia (PFUE).

Quanto à modernização do Mercosul, de que o Uruguai e o Brasil são membros juntamente com a Argentina e o Paraguai, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil declarou que está no bom caminho.

A nível bilateral, França sublinhou a importância da realização do projeto da via navegável que se prevê instalar na Lagoa Merín, situada entre o departamento uruguaio de Rocha (sudeste) e o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

“Também discutimos a questão da eletricidade, onde podemos fazer muitos progressos. Creio que (energia elétrica) é um produto de exportação muito importante do Uruguai para o Brasil e podemos tentar assegurar que este não seja um acontecimento isolado, mas que possa continuar ao longo do tempo”, disse o ministro brasileiro.

Fonte: Notícias ao Minuto

Partilhe: