Arranca em Sines a construção do megacentro de dados

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A empresa responsável pelo megacentro de dados SINES 4.0 iniciou a construção do primeiro dos nove edifícios do futuro campus, localizado em Sines, cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2023.

Em comunicado, a empresa Start Campus revelou que o edifício NEST – New & Emerging Sustainable Technologies, que corresponde à primeira fase do projeto, terá “uma capacidade de 15 MW [megawatts]” e “representa um investimento de 130 milhões de euros”.

O edifício NEST é a primeira infraestrutura do SINES 4.0, localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e que “será um dos maiores campus da Europa de centros de dados”, referiu o promotor.

O projeto SINES 4.0 “será 100% verde e, quando estiver terminado em 2027, terá 495 MW de capacidade total, sendo composto por nove edifícios”, acrescentou em comunicado.

A Start Campus anunciou, em Abril do ano passado, a construção do megacentro de dados, num investimento global estimado em 3,5 mil milhões de euros. Além do edifício NEST, com 15MW, a concluir até ao primeiro trimestre de 2023, está ainda prevista a construção de “mais oito edifícios com 60 MW de capacidade cada”, indicou.

Segundo a Start Campus, apesar de ser um modelo mais pequeno que os restantes, “o primeiro edifício terá um total de 5 mil metros quadrados”, disponibilidade para “um a seis clientes”, com “seis salas de 2,5MW” e “contará com energia verde e refrigeração sustentável, além de serviços de apoio”.

Na primeira fase, segundo a empresa, serão criados entre 70 e 100 novos postos de trabalho diretos em Sines, com “uma forte componente de funções altamente qualificadas, como engenheiros de telecomunicações, mecânicos e eletrotécnicos”, assim como 400 postos de trabalho indiretos. “Desde o ano passado, já foram investidos no projeto 20 milhões de euros”, um montante que representa “a primeira parcela” do investimento global estimado em 3,5 mil milhões de euros “até 2027”, acrescentou.

Para o diretor executivo da Start Campus, Afonso Salema, “o SINES 4.0 começa agora a ser implementado no terreno e isso é um marco importante” para o projeto, cujo investimento “responde a duas tendências” confirmadas “nos últimos anos: transformação digital e sustentabilidade”.

Fonte: Arranca em Sines a construção do megacentro de dados | Construir

Partilhe: