Embaixadora de Cuba despede-se de Portugal

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Mercedes Martinez Valdés, Embaixadora de Cuba em Portugal, terminou a sua missão no nosso país. De 2002 a 2006, foi conselheira da Embaixada de Cuba em Portugal, regressando novamente, em 2017, como Embaixadora e sente-se já “um pouco portuguesa”, país onde diz estar em casa, com a exceção do frio.

Nascida três anos depois do triunfo da Revolução Cubana, Mercedes afirma que “é vocação dos cubanos ajudar outros povos” e considera o sistema de saúde do país como um verdadeiro tesouro. “O sistema de saúde cubano defende como princípio que a saúde é gratuita e universal e, tendo em conta os princípios humanistas, também tenta ajudar outros povos. Graças às potencialidades deste sistema, mais de 400 000 profissionais do ramo tem prestado missão internacionalista e de cooperação em 164 países. O trabalho desenvolvido por médicos cubanos em Portugal e no mundo é reconhecido e muito valorizado. E esta relação com Portugal quer-se mantida e reforçada” afirma a Embaixadora que aproveita para elogiar a criatividade, resiliência e eficiência do povo cubano “que tem lutado e vencido em condições de bloqueio o gigantesco desafio da pandemia de COVID 19, mais uma difícil prova a que todos fomos sujeitos”, salienta.

Visita dos Embaixadores da América Latina em 2018 ao Município da Vidigueira

Por outro lado, no que toca à economia, Cuba não é só turismo. “Cuba está a transformar o seu modelo económico, diversificando as relações económicas, procurando e fixando investimento, em diferentes áreas e Portugal tem tentado acompanhar este processo”, referiu. “A 29 de Setembro do ano passado, o Ministério da Economia e Planeamento autorizou as primeiras 35 micro, pequenas e médias empresas (mipymes) em Cuba. Atualmente existem 1619 das quais 1568 são privadas, 28 são estatais, e 23 são cooperativas. Em termos de origem, 58% são reconversões de empresas pré-existentes e 42% são novos empreendimentos. No total, estima-se que estes agentes económicos irão gerar 26.129 novos empregos na economia. De todos os aprovados, 81 fazem parte de projetos de desenvolvimento local, 34 realizaram anteriormente operações de exportação e nove estão incubados no Parque de Ciência e Tecnologia de Havana”, destacou.

Em diferentes seminários organizados durante o seu mandato, Mercedes incentivou as relações económicas bilaterais entre Portugal e Cuba, dando a conhecer às empresas portuguesas as oportunidades de negócio no seu país. “Exemplos tão simples deste comércio são a importação de carvão vegetal cubano, mel biológico, óleos essenciais de citrinos, café em grão verde, etc. Mas, há muito mais para descobrir, sobretudo no setor da saúde e biocosmética”, como demonstraram as empresas Medicuba SA, BioCubafarma, Farmacuba, Centis (Centro de Isótopos) e a Comercializadora dos Serviços Médicos Cubanos, que visitaram Portugal, em contexto de Missão Empresarial Inversa”. Um exemplo das muitas missões promovidas pela Embaixada de Cuba, esta em parceria com a Câmara de Comércio Portugal-Cuba e apoiada pela Casa da América Latina.

A FIHAV – Feira Internacional de Havana, que se realiza normalmente em novembro, é um dos grandes momentos onde se pode testemunhar a vitalidade económica de Cuba. “Milhares de empresas portuguesas já participaram ao longo das dezenas de edições, e esperamos que passado o drama da pandemia, possamos continuar neste caminho de excelentes relações económicas e comerciais” referiu. Mercedes relembra ainda, em jeito de despedida, que maio marcará outro aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, celebração de uma “ininterrupta relação de amizade”, tal como aquela que Mercedes tem com Portugal. Muitas felicidades e até breve Embaixadora!


© foto cabeçalho: Adelino Meireles / Global Imagens

Partilhe: