Webinar: Oportunidades de Negócios Portugal – Uruguai

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

À pergunta “porquê o Uruguai?” Paola Leites, da Uruguay XXI, agência congénere da AICEP nesse país, respondeu: “Uruguai é um país confiável, com talento e oferece qualidade de vida”. Um país com menos habitantes que Portugal, mas que se transformou numa plataforma, num Hub de negócios, de comércio, serviços partilhados e um centro de distribuição regional, “uma porta de entrada para dois grandes países, como Brasil e Argentina”, destacou.

Assim começou o Webinar “Oportunidades de Negócios Portugal – Uruguai organizado pela Câmara de Comercio Uruguaio-Portuguesa, parceira da Casa da América Latina, que decorreu no dia 2 de Dezembro e teve como objetivo dar a conhecer às empresas de ambos os países, as características dos mercado português e uruguaio, setores de oportunidade para o desenvolvimento de parcerias de cooperação, Plano Nacional de infraestruturas e seus principais projetos.

Um país estável, previsível e “verde”, com legislação económica, como a das Zonas Francas, que se mantêm igual por diferentes Governos e percursor em tecnologias limpas, o Uruguai dispõe ainda de uma matriz elétrica proveniente em 97% de fontes renováveis. Este país líder em comunicações, com uma das maiores percentagens de empresas conetadas da América do Sul, deverá estar presente na Websummit em 2022, anunciou Paola Leites. Para além de pertencer ao Mercosul, Uruguai dispõe também de um Tratado de Livre Comércio com o México e um Acordo para Evitar a Dupla Tributação com Portugal, instrumentos que apoiam a facilidade em fazer negócios, num país onde não é necessário um parceiro local para abrir uma empresa, a legislação é igual para um cidadão estrangeiro ou nacional e é possível faturar em qualquer moeda.

O Ministro dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Jose Luis Falero, destacou a fácil conectividade fluvial com a Argentina e Brasil, Portos e aeroportos modernos e dinâmicos e o investimento feito nas redes ferroviária e rodoviária, determinante para a atratividade de investimento no país.

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, referiu setores de interesse comum, como a agroindústria, indústria farmacêutica, tecnologias de informação, energias renováveis, florestas e madeiras, infraestruturas e serviços corporativos e convidou os investidores e a empresas uruguaios a conhecerem Portugal. Terminou fazendo um paralelismo com os dois países e os seus “grandes vizinhos”, Portugal/Espanha e Uruguai/Brasil, as virtudes e os desafios de cada um desses mercados.

O webinar contou ainda com as participações do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, dos Embaixadores do Uruguai em Portugal e de Portugal no Uruguai, Álvaro Malmierca e João Pedro Antunes, respetivamente, moderados por Eduardo Panasco, Presidente da Câmara de Comercio Uruguaio-Portuguesa.

Consulte aqui a apresentação: Uruguay XXI

Partilhe: