Governo português deverá prever crescimento económico “à volta dos 4,6% este ano”

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Governo português deverá inscrever na proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) um crescimento “à volta dos 4,6%” para este ano e de 5,5% para 2022, uma revisão em alta face à estimativa anterior e cuja possibilidade tinha sido já adiantada pelo ministro das Finanças de Portugal, João Leão. “São níveis de crescimento à volta dos 4,6% este ano e 5,5% para o próximo ano”, disse João Oliveira, do PCP, à saída do encontro com o ministro das Finanças, no âmbito das negociações do OE2022, quando questionado pelos jornalistas sobre o cenário macroeconómico que o Governo está a prever. “O resto deixarei para o ministro das Finanças dar nota das previsões”, acrescentou, sem adiantar mais detalhes. 

O ministro de Estado e das Finanças apresenta hoje durante todo o dia aos partidos da oposição, em reuniões individuais, as linhas gerais da proposta do Governo para o OE2022.

Em meados de setembro, Leão disse que o Governo iria rever em alta as perspetivas de crescimento económico para este ano e para o próximo, apontando que este fique acima dos 4,5% em 2021. 

“Contamos rever em alta as perspetivas de crescimento económico para este ano e para o próximo ano. Contamos, este ano, que a economia cresça bastante acima dos 4% inicialmente esperados, que fique [até] acima dos 4,5% do PIB [Produto Interno Bruto], o que é um crescimento bastante significativo”, referiu João Leão em declarações à Lusa.

Fonte: OE2022: Governo deverá prever crescimento “à volta dos 4,6% este ano” (noticiasaominuto.com)

Partilhe: