O Banco de Desenvolvimento do Caribe e o Banco Europeu de Investimento anunciam financiamento para aquisição de vacinas a preços acessíveis

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O Banco de Desenvolvimento do Caribe e o Banco Europeu de Investimento anunciam 30 milhões de euros (36 milhões de dólares) em financiamento para o acesso a vacinas a preços acessíveis e novos investimentos em saúde em toda a região. Este financiamento ajudará a garantir o acesso a compras de vacinas e investimentos em saúde pública num momento crítico para a região. A cooperação do CDB e do BEI verifica-se há mais de quatro décadas e atualmente concentra-se em temas como a ação climática e a resiliência. O financiamento ajudará a proteger grupos vulneráveis e acelerar o retorno da região às atividades económicas normais.

Este financiamento fortalecerá os sistemas de saúde pública que estão a braços com a pandemia, incluindo a melhoria da capacidade de testes, rastreamento e tratamento, logística, armazenamento, transporte e atividades de monitorazação, bem como a compra de vacinas e a execução de campanhas de vacinação. 

O presidente do CDB, Gene Leon e o vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix anunciaram o acordo numa cerimónia virtual de assinatura. “A região foi severamente afetada pela pandemia COVID 19. A perda de empregos atingiu níveis sem precedentes; os fluxos de divisas e remessas foram interrompidos e as fontes de receita tradicionais secaram, enquanto as despesas do governo relacionadas com o COVID aumentaram drasticamente” afirmou o Presidente do CDB, Dr. Gene Leon. “O CDB acolhe com agrado a parceria com o BEI. Com esse apoio, poderemos entregar vacinas e serviços de saúde às nossas populações, preparando assim as bases para a reativação segura das atividades industriais, comerciais e sociais ”, acrescentou.

“Ao distribuir o custo da vacinação da população ao longo do tempo e ao fornecer novos fundos para intervenções no setor da saúde, a parceria CDB-BEI ajudará os países caribenhos a proteger grupos vulneráveis contra o impacto do COVID-19”, afirmou o vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix. “Isso complementa os 500 milhões de euros em financiamento que a UE forneceu à Gavi, a Aliança Global de Vacinas, para apoiar o acesso justo e equitativo a vacinas para 92 países no mundo”, destacou.


Fonte: Caribbean Development Bank and EIB announce EUR 30m (USD 36m) in financing for affordable access to vaccines and new healthcare investments across the region

Partilhe: