Programa de bolsas de capacitação para profissionais ibero-americanos

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O Programa IBERMUSEUS, uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia, abriu as candidaturas para o programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação 2017, que oferecem uma oportunidade de qualificação a profissionais de museus dos 12 países membros do Ibermuseus.

Com esta ação, pretende-se promover a qualificação profissional das equipas de museus e estimular a circulação do conhecimento e facilitar o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos entre os países da comunidade Ibero-americana.

Este ano são duas as categorias às quais os profissionais se poderão candidatar:

Categoria I – apoio à capacitação profissional em atividades de curta duração, tais como jornadas, cursos, oficinas, seminários, conferências e afins, realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus.

Categoria II – apoio à realização de residências profissionais em instituições museológicas públicas ou mistas para o desenvolvimento de projetos de investigação relacionados a áreas específicas da museologia, intercâmbio de experiências e de boas práticas.

Quem pode participar?

As Bolsas Ibermuseus de Capacitação são destinadas a profissionais e trabalhadores de museus e instituições museológicas dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai). A realização da atividade objeto da solicitação de bolsa poderá ser feita em instituições públicas ou mistas de qualquer dos 22 países da região ibero-americana.

Para participar, os interessados devem revisar o regulamento e inscrever-se através da plataforma online Convocatorias Ibermuseus.

Mais informações em http://www.ibermuseus.org

Partilhe: