Colômbia e FARC anunciam acordo de paz
Etiquetas: acordo de paz, Colômbia, Cuba, FARC
___________________________________________________________________________________O governo colombiano e as FARC anunciaram na noite de quarta-feira, em Havana, um acordo que é visto como decisivo para a manutenção da paz no país. A confirmação foi dada pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, numa comunicação em que surgiu ao lado de representantes das FARC. “O chefe do secretariado das FARC e eu acordámos que, no mais tardar em seis meses, esta negociação deve ser concluída e um acordo final assinado”, anunciou.
As negociações entre as duas partes duravam desde 2012 e espera-se que até Março de 2016 o acordo entre em vigor. Nele, se prevê a criação de um tribunal especial para a paz, que analisará casos diretamente relacionados com o conflito armado. O Estado colombiano compromete-se a conceder uma amnistia “o mais ampla possível” aos delitos políticos, e as FARC comprometem-se a entregar todas as armas na sua posse.
O anúncio do acordo histórico, que já foi saudado pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pelo porta-voz do Vaticano e pelo Presidente cubano, Raúl Castro, marca também o primeiro encontro entre os dois líderes.